Imediatismo

 


Hoje eu vim conversar sobre uma outra coisa que vem me incomodando no meio da produção de conteúdo. Esse é o segundo texto de uma série de sabe-se lá quantos, reclamação não falta. Como eu falei no texto anterior, eu não tenho a pretensão de chegar em algum lugar, eu só quero conversar sobre essas coisas que me incomodam.

Imediatismo (i.me.di.a.tis.mo)

substantivo masculino

[Filosofia] Caráter do que é imediato.

Maneira direta de proceder, sem mediações nem rodeios.

Eu sempre fui uma pessoa que demora pra ter uma opinião formada sobre qualquer assunto. Meus pais sempre me ensinaram que eu não posso falar as coisas no impulso e isso acabou ficando em mim até hoje, eu realmente demoro e pesquiso muito antes de me posicionar sobre alguma coisa nova, pautas que eu ‘entendo’ eu me posiciono todos os dias, afinal, meu conteúdo é político também.

Acho que desde o começo da pandemia, que foi quando comecei a prestar mais atenção nas atitudes das pessoas que eu sigo porque eu tava fragilizada, eu fui percebendo que muita gente tem o hábito de falar sobre coisas importantes no impulso e isso pode ser bem ruim.

Por exemplo, você viu várias pessoas que você segue falando sobre um determinado assunto e tá vendo que aquilo tá dando ibope, você vai lá, pega seu celular, e reproduz o que você entendeu do que aquelas pessoas falam, sem conhecimento nenhum e sem ter uma opinião formada. Tá, mas e se você tiver falado besteira e influenciar outras pessoas a terem um discurso ruim? Afinal, por mais que a gente que produz conteúdo às vezes não tenha essa noção, a gente tem poder sim de mudar o que as pessoas pensam, não importa a quantidade seguidores ou qualquer coisa, quem tá ali são pessoas. 

Ao mesmo tempo que as redes sociais fazem com que pessoas que geralmente são silenciadas possam falar e se expressar, ao mesmo tempo eu sinto que gera uma renca de pessoas que só querem números e gerar polêmica em cima de qualquer pauta. 

Isso me incomoda muito. Quantas e quantas vezes eu já vi famosos que nem são lésbicas terem discursos extremamente lesbofóbicos sem motivo nenhum? (motivo tem sim, mas não vamos entrar no mérito agora). Eu acredito que seja de extrema importância que a gente tenha a noção de que a gente não precisa, nem deve, nem pode falar sobre qualquer coisa. Você não tem como ser especialista em tudo, sabe? Quando alguma pauta ou assunto te chamar a atenção, veja o que especialistas ou pessoas que entendem mesmo daquilo estão dizendo, não confie em falas de qualquer famoso por ai, você vai acabar reproduzindo um discurso super errado, vai por mim.



14 comentários:

  1. Olá,
    Logo que abri o post achei que imediatismo seria abordado no sentido de querem sempre tudo para ontem, que é um ponto que as vezes me incomoda um pouco. No decorrer da leitura fui analisando seu ponto. Nem sempre espero tanto, mas sempre sou muito mais de observar e só opino quando estou certa e tenho todos os argumentos para isso. Aí me identifiquei com você. Pensando em retrospecto, realmente acontece muito isso e acaba incomodando um pouco. A última polêmica que acompanhei, não vi o vídeo que gerou tudo e não acho certo me pronunciar, mas a cobrança está lá mesmo assim, como se fosse obrigação entrar na polêmica já que todos estão falando sobre. É bem complicado, e você me fez pensar sobre isso, e me sentir menos culpada também.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não é como se só porque estamos na internet que a gente seja obrigado a comentar sobre tudo que todas as pessoas estão falando. As vezes a gente não se sente confortavel e tá tudo bem nisso!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Concordo e assino embaixo! Acho que essa coisa de ter ibope, de ter relevância e destaque, faz com que as pessoas falem bobagens, falem sobre determinado assunto sem ter profundidade nenhuma. Ou seja, agem no imediato, O que vale uma mal informação? Realmente chegamos ao ponto de que uma informação fundada, completa e pesquisada vale menos do que aquela que é gerada no imediatismo ou na rapidez da viralização? É assim que nasce as fake news né....

    Nessa pandemia isso rolou muito a solta, e assim como você, me incomodei demais. Como alguém da ciência que tudo tem que ter comprovação, diversas pesquisas e entendimento, ver essa propagação imediata choca. Ótima bate-papo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana! É dessa forma que nascem as fake news e chegamos onde estamos. Eu me incomodo demais com isso, acho que quando a gente não sabe o que falar, é melhor não falar!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem ?
    Onde eu assino ?
    Tenho gostado muito dessas discussões que você tem feito aqui, a gente sempre para pensar e conversar. Eu ultimamente não sou de opinar mais, nem quando estou certa e tenho todos os elementos, porque tudo se torna algo desgastante demais.
    Mas adorei seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda acho que nós devemos sim nos posicionar quando temos segurança daquilo que a gente ta falando, mas se não, melhor evitar propagar coisa errada.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Atualmente o que a gente tem é tempo e não usa pra refletir antes de expor o que pensamos. Achei seu texto extremamente pertinente e acompanharei os próximos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, parece que euanto mais tempo a gente tem, menos a gente usa pra pesquisar ou entender coisas. Esse é o grande problema.

      Excluir
  5. Oi Bianca!
    Gosto mais de ouvir ou ler no caso do que dar minha opinião sobre determinados assuntos, sempre procuro ser honesta e buscar a fundo de onde está vindo e do porque tanto alarde, tem muita gente procurando holofotes e isso acho ridículo. Meus pais me ensinaram a nunca apontar o dedo aos outros (o que você não quer para você não faça para os outros) as vezes a falta de empatia nos leva a ser soberbos e injustos. Vou acompanhar seus post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse ponto ta,bém é complicado. Nós estamos falando de pessoas, e mesmo que estejamos na internet também somos passiveis de erro e é importante que a gente entenda que todo mundo tem o direito de tentar aprender

      Excluir
  6. Concordo muito com o que você disse, a gente não é especialista em tudo e tem que se informar bem antes de sair falando qualquer coisa, ainda mais a gente que cria conteúdo. Depois que estudei análise do discurso na faculdade de Letras, nunca mais vi com os mesmos olhos de antes qualquer coisa que falam seja ou pra mim ou por aí, o bichinho da análise do discurso me picou e não tem volta rs E sabe essa coisa de imediatismo vem me incomodando bastante, tanto porque as pessoas vão na onda de se tá todo mundo falando sobre um assunto elas também querem falar, porque tá dando ibop quanto pelo fato de que a gente que tá aí na internet se não se pronuncia em determinado momento é cobrado para se pronunciar, o que é desgastante. Mesmo antes da pandemia esse imediatismo já me incomodava, durante a pandemia então, nem se fala! Gostei muito de você está trazendo assuntos do tipo pra debate, mostrando que "ei tem gente aqui que pensa diferente das massas!"; no geral adoro gente que pensa : )

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu quero saber onde posso assinar para concordar com tudo que foi dito no texto. Achei que você foi muito pertinente em tudo que falou e concordo muito. Tenho visto as pessoas cada vez mais ansiosas para sair comentando e dando opinião sobre tudo, sem nem procurar se informar direito e entender do que está falando. Eu entendo que quem produz conteúdo precisa ter muita responsabilidade ao falar e se posicionar, porque querendo ou não nós influenciamos outras pessoas. Por isso, eu prefiro sempre me informar muito antes e só posto qualquer tipo de opinião quando é algo que eu realmente sei do que estou falando. Mas, infelizmente, as pessoas estão cada dia mais imediatistas e sentindo necessidade de emitir opinião sobre tudo. Ótimo texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa, seu texto é realmente tudo o que penso! Sabe quando você percebe que a pessoa força a barra e fala de um assunto só porque está em alta? E aí ela continua esse assunto por mais dois posts, mesmo quando já saturou o assunto, simplesmente pra ter ibope?
    Galera precisa de uma lição de bom senso, sabe?
    Ótimo texto, eu não me expressaria melhor!
    Bjs
    LUcy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Eu nem perco meu tempo com essas pessoas que ficam querendo se destacar em cima de assuntos que não dominam e fazem só para querer destaque. São pessoas vazias e frustradas. É falta de criatividade de criar um conteúdo saudável.

    ResponderExcluir