{PAPO} Releitura de Jogos Vorazes


Olá brilhinhos, como vocês estão?

Eu ja falei aqui e no instagram que nesse ano, eu e minha amiga Evy relemos a trilogia dos jogos vorazes pra poder ler A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes e nossa, que loucura foi voltar pra esse universo depois de tanto tempo. Hoje vim contar um pouco de como foi essa experiência.

A primeira vez que eu li jogos vorazes eu acho que estava no fim do ensino médio/entrando na faculdade, faz um bom tempo e naquela época eu não tinha metade das vivências e questões que eu tenho hoje. Na época eu me lembro bem de ter ficado muito chocada com tudo que era retratado ali no livro, como se fosse algo muito longe de acontecer comigo e ainda é complicado pensar que meu país tá nesse estado que tá hoje, sabe? Naquela época eu gostei muito da leitura e ter voltado pra esse mundo tantos anos depois, foi algo que mexeu muito comigo. 

Muita gente já leu a trilogia então não vou me ater a contar a história, mas logo de cara, quando eu comecei a releitura eu senti muita dor pela situação da Katniss e coloquei muito do que eu sei hoje nessa história, o fato de o 12 ser o mais pobre por ser o mais distante e o mais ignorado como acontece com as periferias, por exemplo. Também coloquei esses jogos vorazes num outro patamar, de como a gente é doente no nível de passar horas e horas vendo a vida das pessoas escorrerem, e sim, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Conforme a história foi andando e eu me recordava dos detalhes, passou a me doer cada vez toda essa situação. Tudo nessa história me doeu. Acompanhar a evolução da Katniss e ela entendendo as coisas também me doeu, afinal, ela era uma criança quando foi pros jogos pela primeira vez.  

A Rebelião também foi uma parte que me marcou, mostra como todo mundo tava muito insatisfeito com aquilo mas não conseguia fazer nada por medo da repressão e o quanto ela foi um símbolo pra revolução. Até o fim do livro, eu senti que a Katniss não teve muita ideia do que ela significou pra Panem, mas foi muita coisa.

Eu também assisti aos filmes pra fazer uma comparação, e eu gostei muito dos filmes. Nos livros, a gente só tem a visão da Katniss e nos filmes a gente consegue ver melhor as coisas e eu achei muito legal.

Agora, eu já comecei a ler o livro novo, o do Snow e tô bem curiosa com essa leitura. No geral, reler esses livros me doeu porque eu consegui traçar muitos paralelos com a minha realidade. E agora eu enxergo a Katniss de uma outra forma, muito mais bonita e real do que da primeira vez, e todos os outros personagens também. 

Assim que eu acabar o cantiga, quero vir trocar com vocês sobre a leitura num geral. Me conta, você costuma reler livros? Já leu jogos vorazes?



11 comentários:

  1. Olá, tudo bem ?
    Eu nunca li a trilogia.
    Mas essa experiência de ler livros e séries que mexeram conosco em outros momentos, é sempre bem complexo para mim, porque vejo o quão intenso é isso, pq eu não sou aquela mesma pessoa e ao mesmo tempo a emoção é intensa.
    Fico muito feliz que a Katniss tenha feito ainda mais sentido para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma experiencia muito doida voltar pra lugares que a gente visitou tem tempo, a gente sempre sai de lá com outro olhar

      Excluir
  2. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Eu já cansei de reler os meus livros favoritos, risos.. Eu inclusive guardo eles em um lugar mais acessível, perto de mim, para não ter que ficar procurando se eu quiser pegar. Agora você acredita que ainda não li jogos vorazes? Só vi os filmes. Mas estão na minha lista. Curiosa aqui para saber sua opinião sobre o novo livro, pois não agradou a todo mundo. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, até agora não tá me agradando muito não kkkk
      Mas reler a trilogia foi uma experiencia incrivel!

      Excluir
  3. A trilogia dos Jogos Vorazes é uma das minhas favoritas da vida, mas acredita que eu ainda não li o livro do Snow? estou esperando o hype passar e nunca passa... rs Seu post me deixou com vontade de reler também!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até agora não sei bem o que achar do livro, ele tá meio morno ainda e eu passei da metade já, não sei se vou gostar kkkk

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu recentemente é que criei a mania de reler livros, mas antes achava algo que nunca faria HAHAHA tenho muito vontade de reler Jogos Vorazes pois lembro que foi um livro que me trouxe uma diversidade de emoções, entre o amor e ódio. Ainda não tive coragem de ler o novo da série pelo fato do Snow estar entre os protagonistas, mas quem sabe um dia tome coragem. Ainda tenho o que ele fez muito fresco na minha memória para "perdoá-lo" ou entender suas motivações hehe
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, até agora, esse livro não tem essa intenção. O snow é ruim e ponto, não tem que entender o ponto dele nem nada, mas eu queria glumas explicações que até agora não vieram kkkkk

      Excluir
  5. Oi Bianca!
    Li uma vez Jogos Vorazes, você contando sua experiencia de reler fiquei curiosa em saber a minha também, e sempre quando faço uma releitura vejo outros parâmetros da história e isso é muito legal, pois começo a enxergar mais nitidamente algumas coisas. Quero muito ler A cantiga, mas acho que vou reler Jogos vorazes primeiro. Parabéns pela coragem de reler a trilogia e também parabéns pela resenha e pela experiência, bjs!

    ResponderExcluir
  6. ainda não li nenhuma obra da série, mas tenho muita vontade de ler, espero fazer isso em breve, pois minha curiosidade é grande.

    ResponderExcluir
  7. oi, tudo bem por aí?

    que post legal! uma das minhas metas para o presente ano é justamente reler jogos vorazes. é uma das minhas trilogias favoritas e a leitura de "a cantiga dos pássaros e das serpentes" ano passado me fez muito querer ler a trilogia novamente.

    abraços!
    www.juristageek.com

    ResponderExcluir