{OPINIÃO} Caminhos Para Liberdade - Lis Selwyn



Oi brilhinho, como vai?

Hoje eu vim conversar sobre um livro bem curtinho, mas muito importante! Tô falando de Caminhos para liberdade da Lis Selwyn! Esse livro foi lançado recentemente e ele se passa antes dos acontecimentos de Amor e Liberdade que eu também já falei por aqui. 

Pra quem leu Amor e Liberdade, sabe que a Flora, quando ela aprece no livro, acabou de voltar de Paris porque tava estudando lá. Agora, nessa história, a gente entende o que fez a Flora voltar pro Brasil e porque ela voltou tão machucada.

O livro não é linear, ele é em formato de flashes da adolescência e vida adulta da Flora, desde o momento que ela se entendeu lésbica, sofreu lesbofobia na escola, participou a primeira vez de uma banda, a primeira vez que ela beijou uma menina, tudo isso.  

Quando ela decide que quer fazer intercâmbio em Paris, ela conhece uma mulher misteriosa no avião e se envolve com ela. Depois disso, Flora nunca mais deixou de pensar nessa mulher. 

“Você não é obrigada a suportar uma situação que, para você, é desconfortável. Suportar e se adaptar são coisas diferentes que, muitas vezes, têm seus significados confundidos.”

Eu não vou mentir que fiquei muito brava com a Lis por ela ter feito a Flora, minha personagem preferida, sofrer da forma que ela sofreu nesse livro, mas eu entendo.

Nessa história, vemos o quanto é dolorido ser lésbica num mundo que não nos aceita, por isso que batemos tanto na tecla da dependência emocional. A Flora passa a se omitir e a pensar toda a vida dela a partir dessa mulher misteriosa, e mesmo quando a relação delas vai acontecendo, é nítido o quanto é estranho e prejudicial pra ela.

Quando falamos que nem tudo é amor, que a sociedade não nos ensina como é ser mulher e amar mulheres, que lésbicas não conseguem ficar sozinhas, é disso que estamos falando. Dependência emocional nunca é bacana, mesmo que seja um amor perfeito e tranquilo, nunca deposite seus sonhos e sua vida em uma pessoa.

Mais uma vez a Lis foi excepcional na publicação, mesmo que tenha feito minha personagem favorita sofrer. Não acho que exista uma ordem pra ler os livros, mas se você quiser ler esse antes de ler Amor e Liberdade, pode ser legal pra entender melhor as ações da Flora no livro!

Por hoje é isso! Me conta, já leu algo da Lis?




8 comentários:

  1. Já li "Amor e Liberdade"..." Garotas como eu"e" Valentina" da Lis e acabei na última noite "Caminhos para Liberdade" adoro como a escrita dela flui com facilidade, me vejo envolvida nas personagens...adoraria ler a história de Violet(fica a dica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já li todos os livros da Lis e amo de paixão, incluisve ela é uma das pessoas mais queridas que eu conheci nesse meio!
      HAHAHAHAH quem sabe vem ai né!

      Excluir
  2. Parece realmente um livro importante e ótimo que traz o sofrimento de um ângulo bastante único, como é difícil amar em liberdade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca!!

    Menina não se cheguei a me conhecer com Amor e Liberdade, mas achei a premissa desse aqui muito interessante, gosto de livros que trabalham temas não tão comuns sabe? E esse sem dúvidas é um tema não tão trabalhado!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora a gente tá conseguindo ver mais histórias que falem sobre relações tóxicas no meio lésbico, mas ainda é um tema muito complicado de se falar. Espero que consiga ler!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Adorei a indicação! Já tinha pegado a dica com a resenha do outro livro da autora, e agora fiquei mais instigada. Só não entendi se essa história pode ser lida antes do outro (pela questão cronológica)? Gosto bastante desse recurso de passado e presente com flashes, pois deixa a leitura mais dinâmica. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Na verdade nunca li nada da autora e nem a conhecia bem, mas gostei do protagonismo lésbico, quando bem feito e escrito sentimos as emoções a flor da pele.

    ResponderExcluir