{OPINIÃO} Laura Dean vive Terminando Comigo - Mariko Tamaki



Oi Brilhinho! Tudo bem?

Hoje eu vim conversar sobre uma Graphic Novel que eu li bem no começo do ano junto com uma amiga e foi uma experiência incrível! Bora lá? 

Laura Dean Vive Terminando comigo foi publicado aqui no Brasil pela intrínseca no fim do ano passado, quem escreveu foi a Mariko Tamaki e quem ilustrou foi a Rosemary Valero-o’connell e veio com a tradução da Rayssa Galvão. Quando essa GN saiu lá na gringa, ela foi muito bem recebida pela critica, tanto que ganhou 2 Eisner Awards, que é tipo o Oscar dos quadrinhos e olha, mais do que merecido! 

Se eu pudesse mudar o nome dessa GN eu chamaria de “Laura Dean - um guia de como ser uma péssima namorada” porque é isso. A história começa com a Freddy (essa do cabelo preto na capa) mandando e-mail pra uma mulher que tem uma coluna de conselhos, falando sobre a relação dela com a Laura (essa do cabelo curtinho na capa) que é o pior tipo de relação que se pode ter. A Laura já terminou com a Freddy várias vezes e inclusive já traiu ela na frente dela.

Foi muito intenso ver tudo isso acontecendo na visão da Freddy, ver como ela se omite em função da Laura, mesmo quando ela ter compromissos com as amigas, ela deixa de ir quando a Laura fala alguma coisa, mas a Laura não para de viver a vida dela quando algo rola com a Freddy. Como é uma GN, a gente tem que prestar bem atenção nos desenhos pra pegar as coisas, e foi muito nítido pra mim ao longo da leitura, o quanto a Freddy meio que perde o brilho dela quando ela tá perto da Laura. 

Essa GN tem muitas personagens lésbicas e eu achei muito importante que se fale sobre relações abusivas no meio lésbico porque tem muito! Isso é um assunto muito extenso, que vai ter que ficar pra outra hora, mas isso de rompar os ciclos de abuso foi absolutamente tudo pra mim, algo que me tocou muito. 

É uma história pra ser com muita atenção aos detalhes, mas é muito rica e bonita, eu amei essa experiência e tenho certeza de que qualquer lésbica que ler vai sentir o impacto dessa história!



13 comentários:

  1. Oi Bianca sua linda, tudo bem?
    Acho que é a primeira vez que vejo esse tema sendo retratado no universo LGBT em um livro. Muito legal abrirem um espaço para discutir o assunto. Não sabia que a historia era premiada. Fiquei triste por ela permitir que a Laura fizesse isso com ela, mas saber que ela deu a volta por cima e rompeu com esse relacionamento tóxico é o melhor!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mostra que as lésbicas também tem força pra fazer as coisas e acho que isso foi o mais importante de tudo!

      Excluir
  2. Oi Bianca!!

    Menina tem um bom tempos que descobri essa graphic novel e fiquei muito interessado em ler ela, quando foi lançado aqui no Brasil fiquei bem feliz, mas estou num momento que não posso comprar livros, então só me resta esperar para ler quando eu puder comprar livros.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li uma Graphic Novel, acho essa uma ótima oportunidade de começar, a questão é que as que me interesso são bem salgadas em termos de preço hehehehehe Em Laura Dean Vive Terminando comigo, gostei de saber que tem personagens lésbicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é incrivel que eu possa me ver nesses lugares também!

      Excluir
  4. Oi, Bianca! Relacionamento é complicado né? Eu já li várias resenhas sore essa GN e achei a temática perfeita, pena q ainda não tive oportunidade de ler essa belezura. Parabéns pela resenha, eu consigo visualizar bem os efeitos que a leitura teve em você!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura bem intensa e dolorida, mas me agregou demais!

      Excluir
  5. Ooi

    Essa graphic novel está sendo tão bem comentada que eu tenho ficado curiosa. Não sou tão fã assim desse genero, mas acho interessa conhecer.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? EU tenho ouvido falar muito bem dessa GN, o que me deixa bem curiosa em conhecê-la. Já sabia por alto quais assuntos ela trata, e como você, acho importante falar sobre as temáticas em todas as suas diversidades. Com sua resenha, fiquei ainda mais instigada. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consega ler, Ana! é uma história que mexe muito com a gente, vale muito a pena!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Achei a proposta da leitura muito bacana, fiquei curiosa pela história num todo, a capa do livro é lindíssima! Achei interessante sua menção sobre os impactos da leitura.

    ResponderExcluir