O Sol Também é uma Estrela - Resenha de Unicórnio



O Sol também é uma estrela | Nicola Yoon | Editora Arqueiro | 274 páginas | nota 5/5 🌟 + 🦄

"A gente nunca deveria tentar uma possibilidade remota. Melhor estudar as chances e tentar a possibilidade provável. Mas, se a remota é a única, é preciso tentar."

Termino esse livro arrasada em vários aspectos. O coração cheio de amor e dor; esperança e medos; física e poesia.

🍁 Natasha é uma jamaicana que se mudou para os Estados Unidos com a família, quando tinha 8 anos. Extremamente realista e só aceita aquilo que pode ser cientificamente comprovado. O pai dela sonha em ser ator e acha que nos estadados unidos terá mais chances de ser descoberto é reconhecido. A mãe trabalha como louca e já perdeu o brilho nos olhos há muito tempo. O irmão é americano mas apaixonado pela Jamaica.

🍁 Voltando ao pai de Natasha, em seu único momento de estrelato (ou quase isso) a polícia o pega dirigindo bêbado, ele faz um monólogo pra uma plateia de uma única pessoa sobre como a família dele está morando ilegalmente no país a muito tempo. Eles serão deportados.

🍁 Natasha, em seu último dia nos Estados Unidos procura uma esperança a qual se agarrar. Ela precisa ficar, pois sente que será uma estrangeira em seu próprio país.

💐 Daniel é americano-coreano, poeta, puro sentimento. Os pais querem que ele vá para Yale cursar medicina (importante, Yale é a SEGUNDA melhor faculdade) pois seu irmão Charlie estuda em Harvard (A MELHOR faculdade e ele acaba decepcionando a família quando sua rebeldia aflora e as notas caem. Os pais de Daniel vieram da Coréia e são donos de uma loja de cosméticos para negros. Daniel está indo fazer sua entrevista para Yale. Será que é isso mesmo que ele quer?

🌱 Irene é a segurança do Serviço de Imigração e cidadania dos Estados Unidos  (USCIS).

🦄 o livro todo, ou quase, se passa em um único dia. O que me faz acreditar que a noção de tempo é extremamente vaga e mutável. Ah, claro que temos outros personagens e todos eles, sem exceção, tem a sua história contada no livro.

💕 Daniel e Natasha se encontram enquanto ele procura por um sinal divino para aproveitar seu último dia de liberdade. Ele segue a menina dos fones rosa. Ela o acha estranho. Ele a convence. Ele acha que pode se apaixonar. Ela diz que o amor é só uma pequena partícula se comparado à galáxia ou o universo todo. Ele diz que vai fazer com que ela se apaixone por ele. Ela ri.

🦄 Eu simplesmente amei o livro e devido à recentes acontecimentos em minha vida me identifiquei MUITO. A coisa da esperança, de ter fé, de acreditar em coisas que não podem ser cientificamente comprovadas.

🦄 Fiquei encantada em como tantas histórias diferentes, podem se coincidir e acabar se tornando uma história só. É muito maravilhoso!

🦄 Deixo aqui, meu último recado sobre o livro: O amor vale a pena. Não importa a forma como você enxerga ou acredita nele. Ele vale a pena ser vivido, a magia precisa ser sentida, experimentar a sensação de ter alguém ali, te ouvindo, te sentindo, trocar os corações de corpo, vale a pena. Amem. Cuidem. Agradeça até o motorista do ônibus, mesmo quando ele atrasar, agradeça a todos, sempre. O amor salva vidas e da esperança!

9 comentários:

  1. Oi
    Eu Amei e você esta certa o amor vale a pena de várias maneiras .

    https://gabbyteensilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou em um péssimo momento para ler um livro como esse; lê-se: estou desacreditada do amor. Ou será talvez esse seria o melhor dos momentos?
    A premissa do livro me pareceu muito interessante. Vou dar uma olhada com calma depois - e pensar se meu coraçãozinho vai aguentar!

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei a história bem diferente, me deu muita vontade de ler! Ainda não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Sempre vejo muitos comentários positivos em relação a este livro e tenho muita vontade de lê-lo. Sua resenha me deixou apenas mais curiosa. Adorei essa mensagem que ele passa, pois é algo que acredito, que o amor é sim lindo e vale a pena.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Eu nunca vi esse livro, recentemente to em uma aventura pra descobrir novos livros mas eu gostei desse, da até uma curiosidade

    ResponderExcluir
  6. Que história linda! Uma pena eles terem que ser deportados é?
    Mas sim...o amor vale muito à pena! Quem não ama nunca irá conhecer essa sensação maravilhosa de entregar a sua vida a outra. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa eu quero muito ler esse livro, mas acaba sempre deixando de lado nas minhas compras!
    Já anotei aqui que PRECISO!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Menina,
    que lindo. A história de amor me pareceu bem "ok", mas, assim, a questão da deportação deu um peso diferente, novo e político para a obra.
    Não tem como não querer saber o destino de Daniel e Natasha.
    Valeu pela dica, acho que vou comprar para conferir :D

    ResponderExcluir
  9. Olá! Muito boa a mensagem segundo sua resenha. Esperança, fé, amor. O que mais necessitamos além de muito amor. O livro parece ter um ritmo frenético em algum momento, haja vista que são temas que trazem muitas histórias, muito conteúdo para ser explorado. Valeu a dica e parabéns pela resenha.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir