O Vilarejo - Resenha



O Vilarejo | Raphael Montes | Editora Suma de Letras | 96 páginas | nota: 5/5 + 🦄

"Um livro terrível, extremamente perturbador, que me fez ter pesadelos. Mas que me fez admirar um autor nacional o qual eu ainda não conhecia. Sensacional! Simplesmente fantástico!"

📝 Confesso que não sabia o que esperar desse livro. Meu cronograma de leituras de junho já estava pronto mas como já havia batido as metas diárias, procurei em meus arquivos no Kindle algo pra ler até pegar no sono. O escolhido foi o livro em questão. Não consegui dormir.

📖 O livro começa com Raphael recebendo uma ligação de um amigo dono de sebo lhe contando que acabou de comprar um lote de livros de uma falecida e que no meio dos livros existem três cadernos escritos em uma língua estranha (sem falar dos perturbadores desenhos), que não fazem sentido serem comercializados e a bisneta da falecida diz que não quer nada da mulher, ameaça colocar fogo nos cadernos caso sejam devolvidos! Dessa forma, os cadernos vão parar na mão de Raphael.

📖 A dona dos cadernos se chama Elfrida Pimminstoffer.

📖 Após muitas pesquisas Raphael descobre a língua na qual os cadernos são escritos: cimério. É uma língua muito antiga e só existe um estudioso que a entenda. O estudioso se encontra com Raphael mas após ler de forma parcial o conteúdo se recusa a traduzi-los.

📖 Com certa insistência, o estudioso lhe cede um dicionário de cimério. A partir daí, Raphael começa a traduzir os cadernos.

📝 Fato Importante: na contracapa dos cadernos está escrito o nome de Peter Binsfield, um padre, e seu maior legado foi "classificar" os demônios de forma que cada um ficasse responsável por um dos pecados capitais, sendo eles: Asmodeus com a luxúria, Belzebu com a gula, Mommon com a ganância, Belphegor com a preguiça, Satan com a ira, Leviathan com a inveja e Lúcifer com a soberba.

📖 Tendo isso em mente, temos o início de 7 contos, cada um falando sobre um pecado e todos eles se passam em um vilarejo esquecido do mundo a muito tempo, assolado pelo frio e pela fome.

📖 Todos os contos tem ligação entre si, cada pessoa daquele lugar inóspito e perceptivelmente adorado por algo o qual não consigo descrever cometeram um dos pecados e tem suas histórias sanguinárias e perturbadoras brilhantemente narradas pelo autor e com imagens que só fazem tudo parecer pior do que já é.

📝 Com cenas de revolta, canibalismo, assassinato de filhos, aparições estranhas, filhos e parentes sequestrados, mortes insanas, loucura no seu mais absoluto sentido, o lado mais podre da humanidade é retratado no livro; acredito que essa seja a causa de ser tão perturbador.

📝 Mostra claramente o que pessoas de um lugar afastado demais, esquecido demais, com fome e frio demais são capazes de fazer para se preservar. Algo que antes era uma luta coletiva por sobrevivência, passa a ser uma busca incansável pela sobrevivência de cada indivíduo e sobrevive o mais forte, ou talvez, o mais sensato.

🦄: É realmente um livro fantástico que merece e muito ser lido. Com cenas MUITO insanas e dos mais variados tipos de perturbação (gente, eu fiquei arrepiada quase o livro todo). Eu realmente não consigo falar tudo o que quero sem contar a história toda mas lhes garanto, no final eu dei um berro tão grande mais tão grande que comecei a tremer de medo e excitação e posso dizer com toda convicção que fiquei MUITO paranóica.

🦄 Foram indescritíveis as sensações que tive durante a leitura. Mas devo dizer LEIAM! Leiam e leiam sem medo. É uma leitura maravilhosa, não consigo parar de fazer elogios ao autor e com toda a certeza lerei os outros livros dele!

E você, já leu algum livro do Raphael? Se sim, qual? O que achou? Você gosta desse tipo de leitura mais "pesada"? E se você não leu, TÁ ESPERANDO O QUE????

11 comentários:

  1. Falou em demônio eu já me arrepio de medo haha! Beijo.
    fuchiquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando li que você tinha pego esse livro para dormir, eu já pensei: não conseguiu dormir, não... '-'
    Realmente, O vilarejo é um livro incrível! Foi o primeiro desse autor que li e confesso que devorei os contos em umas três horas e fiquei estarrecida com o final chocante que ele tem e tive pesadelos por muito tempo por causa dele!

    ResponderExcluir
  3. Já deu pra sentir que é um livro que não passa em branco, choca pela ousadia. Gosto de leituras nesse estilo, costumam ser arrepiantes e inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  4. Deu medo só pela resenha,mas já quero ler.:) Não conhecia, gostei da dica.

    ResponderExcluir
  5. Já coloquei na minha lista de leitura, adoro livros com este tema.

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE mote para o desenvolvimento da trama. Apesar do terror não ser meu tema de cabeceira, sinceramente me interessei pelo enredo. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Olá bianca, eu nunca li o autor citado, mas gosto muito do tipo de história q vc citou, com certeza, irei ler. abraço.

    ResponderExcluir
  8. Já tive vontade de ler só pelo título. Em minha concepção, devemos valorizar mais os escritores brasileiros, existem muitos livros nacionais maravilhosos.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos meus livros favoritos, fiquei impressionada com a escrita do autor, é perturbador e envolvente e mesmo apos ler outros livros do Raphael ainda acho esse o mais incrível.

    ResponderExcluir
  10. Como é que fica a lista de desejos depois dessa? Eu me senti super atraída pelo Jantar Secreto, primeiro porque, como vc bem deve imaginar, tenho um fraco por capas em branco e vermelho-sangue... 😏 e depois, pela sinopse. Agora tem mais um do Rafa que eu preciso ler com alguma urgência. 😈

    ResponderExcluir