Ozob - Resenha De Unicórnio


Ozob | Leonel Caldela e Deive Pazos | Editora Nerd Books | 419 páginas | nota 4/5 🌟

📚 Antes de começarmos, vamos entrar no universo em que o livro se passa. 

📚 Estamos no século 22, depois da terceira guerra mundial, muitas coisas mudaram. As cidades têm níveis, quanto mais baixo, mais escória você é. Quanto mais alto, mais humano ou bem sucedido você é. Nas ruas, temos todos os tipos de seres passando. Humanos, humanos com implantes cibernéticos, com DNA de qualquer coisa injetados em seus corpos, próteses dos mais variados tipos e seres de todos os planetas e luas conhecidas no sistema solar.

📚 Você pode trabalhar em pandora, numa mineradora em Marte, ou na lua. Tudo é dominado por corporações. As redes de comida, as bebidas, a cultura, o conhecimento, tudo é controlado por eles. A maior delas é a DataDyne.

📚 Ozob é um pós humano, um ser nascido em laboratório, criado especificamente para exercer uma única função ao longo da sua vida. Eles já nascem adultos e vivem apenas 4 anos.

📚 Hans Gropp, pai e criador de ozob. Vendido para DataDyne junto com seu irmão mais novo. Gropp desenvolveu exímio talento para a genética e virou um dos maiores criadores de pós humanos que já existiram. Até agora, pelo menos.

📚 Com uma encomenda de 4 pós humanos para fazer, ele decide fazê-los como palhaços. Não se espante com as referências a partir de agora. Ozob, uma palhaço de cabelo vermelho. Zatati Ratatá, um palhaço musculoso de duas cabeças e 3 braços. Guzzo, um homem com cérebro de mulher. Rizzo, um palhaço criança.

📝 Dentro desse mundo, já vemos que podemos esperar de tudo. A história basicamente gira em torno da revolução, de não aceitar ser dominado e querer derrubar as corporações. Para isso, ozob acaba se juntando aos War Rodies.

📝 Os War Rodies são compostos por Johnny Molotov que é um pequeno gênio propriedade da DataDyne que descobriu uma frequência musical que faz as pessoas se revoltarem; Califórnia, uma hacker com DNA alienígena e irmã de Johnny; Vivika é uma ex soldada com DNA de tigre e garras e moicano de metal líquido. E agora, Ozob.

📝 Eles se juntam para derrubar as corporações e mudar o mundo com a música de Johnny, durante o processo temos vários confrontos com a família do Ozob, conflitos entre eles, realmente muitas coisas acontecem.

🦄 É um livro muito bom, assumo que não fiquei feliz com o final, mas é uma leitura que prende. A história dos palhaços é muito bizarra, as circunstâncias do mundo são estranhas, mas bem reais. Em alguns pontos do livro a realidade que Ozob vive me pareceu muito palpável. 

🦄 Um livro muito bem trabalhado e detalhado, com muitas referências boas e uma história que se passa no futuro, poderia muito bem se passar hoje.

📌 "Você realmente achava que iria fugir? Você realmente achava que sua vida seria diferente? Você é um pós humano com pele albina e cabelo vermelho. Você é um palhaço do apocalipse. Você, como eu e nossos irmãos é a prova de que o mundo deu errado em algum ponto e não tem mais volta."

5 comentários:

  1. Preciso dizer que fiquei com medo dessa capa. E como sou bem medrosa mesmo fiquei com medo da referência usada no Ozob também. Mesmo que a leitura prenda, o enredo não me atraiu muito e o fato de você não ter ficado feliz com o final me desanimou também, não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Essa capa é bem assustadora, assim como a história. pensar que no futuro a sociedade será tão dividida não é algo muito animador. Mas pra quem gosta deste tipo de leitura, deve ser um parto cheio.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Acho que vou aderir ao coro, essa capa assusta e muito, e por ela nunca iria imaginar esse enredo. Gostei da crítica feita através desse novo mundo bizarro. Mas confesso que não prendeu minha atenção. É um pouco diferente do que costumo ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!

    Tudo bem? Acredita que essa capa me lembrou muito o Neil Patrick Harris como o Conde de Desventuras Em Serie?

    A trama parece ser mesmo muito interessante! Essa questão do pós humano que tem apenas um objeto e que vive por apenas 4 anos chamou a minha atenção. Uma pena que o final não tenha te agradado tanto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não sou muito fã de histórias que se passam no futuro, já li alguns livros assim e não gostei, e mesmo com os pontos positivos que você citou, deixo a dica passar desta vez.
    Beijos!
    Seu blog é muito fofo!

    ResponderExcluir