Os Sofrimentos do Jovem Werther - Resenha de Unicórnio




Os sofrimentos do Jovem Werther
Johann Wolfgang von Goethe
L&PM Pocket
Nota 3,5 / 5


Sinopse:


Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.
O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor que neste.

Resenha:


Primeiramente, gostaria de explicar o contexto em que essa obra foi escrita e publicada, acho que é essencial para entender a magnitude de uma obra como essa.

Embora tenha durado cerca de vinte anos (1760 – 1780), o movimento denominado “Sturm und Drang” (Tempestade e Ímpeto, em português) deixou grandes marcas, principalmente, na literatura e na música. Ele nasceu em oposição aos movimentos iluministas e racionalistas que estavam se proliferando na Europa e, principalmente, na Alemanha. Enquanto os racionalistas e classicistas franceses pregavam a razão como o viés norteador das ações humanas, os stürmer (assim denominados os adeptos do novo movimento) defendiam o homem como um ser dominado pelas emoções, regidos pelos sentimentos e desejos do coração. As obras produzidas nessa época foram cruciais para solidificar os ideais do Romantismo (iniciando assim esse novo movimento literário) por toda a Europa, cujas características principais eram a supervalorização do amor e idealização da mulher.

“A natureza humana tem os seus limites: ela pode suportar até certo ponto a alegria, a dor, o sofrimento e sucumbe caso ele seja ultrapassado. A questão aqui não é, portanto, se alguém é fraco ou forte, mas sim se é capaz de aguentar a medida do seu sofrimento, seja moral, seja fisicamente.”

O livro, como falado, é todo em formato de cartas e todas endereçadas ao melhor amigo de Werther (não tem as respostas), que esta longe de sua terra natal e escreve para relatar as experiencias por ele vividas.

Ele acaba por se apaixonar por Lotte (mas ela esta noiva) e se enxerga no ápice de sua felicidade e durante a narrativa, dá pra perceber que todos os personagens do triangulo amoroso sabem dos sintomas da coisa toda.

Mas quando Werther resolve seguir sua vida sem a sua amada e sair do vilarejo, a narrativa muda de figura. Werther tem pensamentos de automutilação e de terminar com a sua vida, já que com a descoberta do casamento da amada, a vida perdeu o sentido.

Vendo que não poderá se livrar do seu amor tão cedo, werther volta ao vilarejo e a coisa só piora, a cada encontro com a Lotte ele sentencia seu fim.

Opinião:


Bem, primeiramente me desculpem se a resenha ficou um pouco confusa, é que o livro é muito carregado de sentimentos.

É um livro muito bom, apesar de trágico. Eu gostei da leitura e do tipo de escrita do autor (foi meu primeiro contato com ele).

Pra quem não sabe, o livro foi proibido em muitos lugares por causo do Efeito Werther, muita gente se matou lendo esse livro, por se identificar com a situação da personagem, que mostra esse ato do suicidio como uma coisa poética.

Qual a opinião de vocês sobre o livro? conta ai que eu tô curiosa!!


5 comentários:

  1. Um livro pode sim ,ter um efeito de gatilho mental para algunas pessoas.
    Esse clássico da literatura é bem antigo .
    O Romantismo sempre foi assim, bastante dramático e carregado de sentimentos e para nosso tempo pode soar estranho.
    Gostei da sua resenha.
    Li esse livro há muitos anos e agora, que me deparei com esse a resenha ,me deparei com o desejo de reler. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas lembro de ter estudado sobre o Efeito Wether na escola. Acho que deve ser um pouco complicado de ler, por conta de todas as emoções envolvidas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bianca.

    Não conhecia o livro, mas gosto dessa narrativa em cartas. Acredito que isso dá um toque diferente nos livros. Fico triste em saber da reação de algumas pessoas em relação ao livro. Garanto que ele tem muito o que ensinar.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem que a obra pode causar um efeito, mas na minha cabeça alguém que se mata quando encontra um gatilho poderia fazer isso de todo jeito a qualquer momento. Adoro Fausto, mas esse livro ainda não li, está na minha lista. Adoro obras narradas através de cartas.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, nunca li nada desse autor e achei interessante conhecer ele através da sua opinião... Gosto de livros que trazem muito sentimentos e o fato dele ser em forma de cartas me chama muito a atenção! Dica anotada!

    ResponderExcluir