Fahrenheit 451 - Resenha de Unicórnio


Fahrenheit 451
Ray Bradbury
Editora Globo
Nota 3,5/5 ✰'s
“Todo mundo deve deixar algo para trás quando morrer, meu avô disse. Uma criança ou um livro ou uma pintura ou uma casa ou uma parede construída ou um par de sapatos feitos. Ou um jardim plantado. Algo que sua mão tocou de alguma forma, então sua alma tem um lugar para ir quando você morre, e quando as pessoas olham para aquela árvore ou aquela flor que você plantou, você está lá. "



Sinopse

Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, Fahrenheit 451, de Ray Bradubury, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. Agora, o título de Bradbury, que morreu recentemente, em 6 de junho de 2012, ganhou nova edição pela Biblioteca Azul, selo de alta literatura e clássicos da Globo Livros, e atualização para a nova ortografia. A singularidade da obra de Bradbury, se comparada a outras distopias, como Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ou 1984, de George Orwell, é perceber uma forma muito mais sutil de totalitarismo, uma que não se liga somente aos regimes que tomaram conta da Europa em meados do século passado. Trata-se da “indústria cultural, a sociedade de consumo e seu corolário ético – a moral do senso comum”, segundo as palavras do jornalista Manuel da Costa Pinto, que assina o prefácio da obra. Graças a esta percepção, Fahrenheit 451 continua uma narrativa atual, alvo de estudos e reflexões constantes. O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.




Resenha e opinião

Nesse livro, conhecemos a vida de Guy Montag, um bombeiro cuja principal atividade é queimar livros, é isso ai, os bombeiros queimam casas e bibliotecas de todas as pessoas que desobedecem a lei antilivros.

Guy, que nunca questionou nada e só vive sua vidinha, passa a questionar muita coisa a partir do momento em que vê uma moça ser queimada viva junto com o livros dela. Então ele começa a se questionar o que teria levado aquela moça a morrer junto com os livros dela. Será que os livros têm algo a oferecer ou ela é só louca mesmo?

Quando ele começa a questionar as coisas, é ai que surge a Clarisse McClellan, uma vizinha meio doida que faz ele enxergar a vida de outra forma e se enxergar de outra forma.

A partir daí que o livro se desenrola. Ele é dividido em três partes, o começo foi chato pra mim, mas depois que algumas coisas começaram a ser explicadas, a leitura foi fluindo e foi ficando bem gostoso e super mega tenso, tem muitas reviravoltas e o final e as atitudes do Guy e da mulher dele e do corpo e bombeiros ao longo do livro são simplesmente fantásticas!

O livro também tem filme, produzido pela HBO, vou deixar o trailer dele aqui. Eu ainda não vi o filme, mas espero mudar isso em breve.



Agora, deixo a pergunta, você morreria junto com seus livros? Quais segredos seus livros escondem? Esse livro ou filme, te remete alguma coisa? Vamos conversar!!! <3

Beijos&Brilhos ✨



11 comentários:

  1. Então Bianca, morrer junto com meus livros é uma questão mesmo delicada.
    Enquanto divulgador de idéias o livro é um instrumento e não pude ser o único instrumento.
    Mas nesse caso do livro, já não saberia o que dizer.
    Vou pensar bastante no assunto.
    Amei a resenha e vou ler o livro.
    Quando terminar volto aqui para te falar tá? 😀

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que trazem reflexão ao leitor. Uma coisa que sempre ouvir foi, as pessoas podem lhe tirar tudo, menos o seu conhecimento pois ele durara o mesmo tempo da sua existência. Acho compreensível a atitude da garota de preferir morrer do que ficar sem o seu conhecimento, o livro. Pois falo por mim, o meu maior medo e a ignorância, talvez por isso,eu me obrigue a estudar coisa mesmo que não sejam do meu interesse. Ótimo resenha realmente fiquei curioso para mer essa obra.

    www.luartico.com

    ResponderExcluir
  3. Que forte o tema proposto por esse livro! Achei muito interessante. Os livros são fontes de conhecimento, nos fazem crescer intelectualmente e abrem nossos horizontes, são armas poderosas na busca pelo saber.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Achei muito interessante o fato do livro abordar esse mundo "distópico" (pelo que senti na resenha). É difícil imaginar um mundo onde os livros tenham se tornado proibidos e imagino o quanto as pessoas os devem temer para chegar a esse ponto. Fiquei curiosa pelo desenrolar e para saber tudo que vai acontecer. Já vou colocar na minha lista de desejados. Adorei sua resenha. e respondendo a sua pergunta, meus livros guardam mais segredos do que as pessoas possam imaginar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sou doida para ler esse clássico das distopias, e por incrível que pareça fogueira de livros não é novidade no mundo Real, na Alemanha Nazista é a China Comunista de Mao já aconteceu isso e é por isso que sempre fico de cabelo em pé quando vejo discursos que devemos banir este ou aquele livro como aconteceu recentemente com Montero Lobato aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  6. Que livro lindooo *-* Só o fato de compararem as obras de Orwell e Huxley é o suficiente para deixar na vontade de ler! Gosto muito de livros com temáticas assim, que nos fazer ver através de analogias a realidade na qual vivemos. É a melhor forma de comunicar e trabalhar o senso crítico, sem fazer da leitura algo maçante. Ótima dica!

    Beijocas e sucesso :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca!!
    Nossa, o quote inicial é bem impactante. Eu não sou de ler muitas distopias, mas acredito no poder delas já que sempre passam mensagens importantes. Esse livro deve ser da mesma forma.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Já li muitas resenhas desse livro, mas ainda não consegui sentar e executar a leitura. Vou colocar na lista para 2019.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler esse livro, sempre deixo pra depois e vejo resenhas intrigantes sobre a história, deveria ler logo rs.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, já vi tanta crítica negativa que acabou me fazendo perder a vontade de ler.
    Segundamente, essa vontade de ler voltou, a partir da tua resenha. Eu preciso ler esse livro e ver o filme, que maravilha de enredo!
    Se eu morreria com meus livros, é quase provável que não. E meus livros tem segredos demais para sem contados aqui rs E esse livro me remete a uma sociedade meio distante da inteligência. Uma forma de repressão. Já imaginou como seria não poder ler livros? Minha nossa, que vida tediosa!

    Adorei o teu blog!
    Beijinhos,
    Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir