Transparente - Resenha de Unicórnio



Autora:Thalyta Vasconcelos
User: @lytawrites
34 Capítulos

Sobre a obra: 

               A adolescência é uma fase confusa e intensa. A maioria dos jovens não sabe como sobreviver às confusões criadas em suas próprias cabeças, e claro que a sociedade não ajuda. Padrões são constantemente impostos, fazendo o furacão chamado "ensino médio" parecer ainda mais assustador. 
               Andrômeda Souza Mendes é aluna do último ano do Colégio Autêntico, localizado na pequena cidade de Vênus, e está mais perdida que todos. Em seu terceiro ano no mesmo colégio, ela não consegue o que mais desejou, ser notada e fazer amigos. Conhecida como a garota estranha que sempre senta no canto direito e que levanta a mão para responder as perguntas impossíveis de Física e Química, ela recebe ofensas gratuitas e é completamente excluída da sua turma. 
               Na metade do ano letivo, um aluno novo rouba a cena no colégio. Novatos bonitos costumam chamar a atenção de todos, porém, novatos extremamente bonitos, tatuados, misteriosos e inteligentes, que caem de paraquedas na sala do terceiro ano, se tornam o assunto entre as garotas por tempo indeterminado. 
               Andrômeda está disposta a descobrir como ele chama tanta atenção para si. Com seu jeito completamente desengonçado, ela consegue se aproximar do novato e cria até mesmo a sua própria teoria para explicar a popularidade dele, que tenta se manter nas sombras e evitar os olhares que o atacam constantemente. 
               Em meio a aulas de ciências para crianças, galáxias distantes, trilha sonora dos Beatles e passeios de ônibus pela cidade, Murilo Acosta vai entender que não existe nada de errado em ser transparente e que se esconder e fugir dos problemas não é uma forma de viver.

Minha opinião:  

               Um livro apaixonante que não apenas remete a adolescência, mas fala sobre bullying, transfobia, abuso, preconceito, amizade e amor, e sem clichê. 
               É leve e gostoso de ler, confesso que por vezes me identifiquei com Andrômeda, uma das personagens principais, ela me lembrou um pouco do eu mais jovem, na minha pré-adolescência e na adolescência, por causa do seu jeito, por causa do bullying, e dos poucos amigos, a princípio nenhum. 
               Murilo o aluno novo, a nova sensação do colégio, todos querem saber quem ele é, e o conhecer melhor, tudo o que ele não quer é chamar atenção o objetivo é passar despercebido, trauma da antiga escola, por confiar nas pessoas erradas os falsos amigos, quando ele decidiu ser ele mesmo. 
               Andrômeda mora sozinha com a avó desde o primeiro ano do ensino médio, para lhe fazer companhia, viu como uma oportunidade para recomeçar, fazer amigos, ter uma vida social (o que sua avó tem para dar e vender), porém não aconteceu o que esperava, ficou do mesmo jeito, invisível, e sofrendo bullying por causa do nome virando a Estranhameda, por sempre responder as perguntas de física e química que ninguém se atreveria a tentar. 
               Priscila Amorim a popular do colégio, a encarregada de mostra a Murilo Acosta as dependências da escola, vê seu mundo abalar por causa de um fato, cai do topo da pirâmide, as amigas se afastam, de popular agora é conhecida como a louca, a vaidade parece ter ido para o espaço, lágrimas e choro é uma constante na vida dela agora. A única pessoa a lhe estender a mão foi Eda, mesmo não sendo próximas, ela foi o seu ombro amigo, o seu apoio, e a unica que ela confiou o suficiente para contar o porquê de tudo está assim. 
               Carlos Dallas um dos jogador de futebol do time do colégio, o primeiro que Murilo conhece no vestiário, muito simpático fala com todos, porém não parece ter amigos de verdade, o sorriso sempre presente nos lábios, flertando com as garotas. 
               Quatro pessoas totalmente diferentes que acabam se tornando amigos, Priscila e Carlos já eram, entretanto só agora amizade se solidificou. 
               Um romance entre Eda e Acosta, mesmo ele inicialmente relutando, como medo do que lhe pode acontecer, vai em frente em busca da sua felicidade, graças a seus amigos e o seu pai que o aconselharam. 

               "Aquela garota... ah, se ele soubesse a confusão que aquela garota havia feito na minha cabeça nas ultimas horas" 

                 Até que numa festa é revelado o que Murilo esconde de todos, Andrômeda sem entender se afasta, Acosta fica com “medo” e para de ir à escola, até que Carlos revela algo sobre si mesmo. 
               É uma estória onde os personagens são adolescentes, mas não é um livro apenas para jovem, mas sim para todos que queiram ler algo, mostra muito mais do que os clichês típicos e de dois jovens se apaixonando e descobrindo o amor, é mais do que apenas eles dois ou eles quatro é sobre o colégio, sobre a cidade, sobre a vida, pois acima de tudo temos que respeita as diferenças, entender que cada um é cada um. 
               Não importa a aparência ou o jeito, as pessoas nos surpreendem cada um tem uma galáxia dentro de si, vivendo no seu próprio mundo, Eda era aquela estrela “diferente” com um brilho intenso que só precisou que uma só pessoa prestasse atenção para ela mostrar que era muito mais do que diziam dela. 
               Murilo viu que não precisava se esconder, que por mais que muitos não o entendam ou o aceite, ele tem amigos, pessoas que sempre estarão ao seu lado lhe dando força e apoio. 
               Carlos parou de flertar ou de tentar ser sempre o cara legal que agrada a todos, quando ele entendeu que não precisa disso para as pessoas gostarem dele, basta apenas ser ele mesmo. 
               Priscila se mostrou uma pessoa extremamente forte diante de tudo que aconteceu, achou amigos de verdade, que não ligavam se ela era popular ou não, estavam com ela, por ela ser apenas ela. 
               Um livro que nos faz refletir, nos mostra algumas explicações simplificadas sobre gênero e orientação sexual, algo simples mais importante, aborda de forma leve o tema, e a cada capitulo nos apaixonamos mais e mais por cada personagem e por sua história.

"Eu queria me esconder e fingir ser outra pessoa. Eu quis ser invisível, mas eles me mostraram que ser transparente é bem melhor. Eu não preciso fingir que sou outra pessoa, passar despercebido e tentar ser invisível. Eu posso ser eu mesmo como eu sempre quis, receber a atenção que eu mereço, e ser verdadeiro "
               Confesso que o último capitulo me deu uma sensação de nostalgia me fazendo lembrar o meu ensino médio, mais especificamente o último ano, o último dia de aula, onde todos se despendem e lágrimas rolam com a saudade prévia já batendo na porta. 

"Não fizemos tatuagens juntos e nem juramos nada, não precisamos dessas marcas superficiais, porque enquanto nós existirmos, o nosso último ano do ensino médio também existirá entre nós. E com ele existirão todas as lembranças e memórias."                 
Foi um final perfeito, para um livro incrível que como o título já diz é transparente, com seus personagens e com sua estória, porque o mundo está cheio de Murilos, de Andrômedas, de Priscilas e de Carlos, você pode ser uma dessas pessoas, ou todas elas juntas, ou conhecer alguém como eles, provavelmente esse foi o primeiro livro com a qual me identifiquei realmente com algum personagem, me vi, como disse acima. 
Não tenho o que dizer, apenas leia se puder, e o mais rápido possível, garanto que não vai se arrepender, ele é um livro que chega de mansinho, e quando você se dá conta, já foi arrebatado por ele.  

Beijão, até a próxima
MaLê

26 comentários:

  1. CAra, tenho filhos adolescentes, uma de 19 e outro de 14 é muito tenso Às vezes, os conflitos mas os momentos alegres prevalecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, indique para eles com certeza ele irão gostar.
      Beijos, MaLê

      Excluir
  2. gosto muito de livros sobre adolescência, sempre temos algo a aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você não ira se arrepender se der uma chance para ele.
      Beijos, MaLê

      Excluir
  3. Olá, é difícil eu ter a oportunidade de ler livros sobre adolescência, o mesmo digo para filmes, mas é um tema que eu gosto, viramos adolescêntes novamente durante essas leituras.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ao meu ver é mais do que sobre a adolescência esse livro, se você puder dar uma chance garanto que não vai se arrepender.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  4. Olá!! :) Gostei bastante da resenha e acredite, ela me fez ficar curioso sobre essa história. Eu amo escrever e esse é um tema que um dia penso em criar um conto. Meus parabéns, ótima escrita e eu gostei bastante da história desse livro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada é um livro muito bom mesmo.
      Beijos, MaLê

      Excluir
  5. Gostei da resenha, apesar de não ser meu gênero de leitura favorito. Mas gosto muito de vir ler suas resenhas.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Lembrei da minha adolescência lendo sua resenha. Bateu saudade rsrsrs
    Não conhecia o livro, mas acho que é uma boa opção para leitores que estão nessa faixa etária, até mesmo pelos temas que a obra aborda.
    Adorei a resenha :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, eu também tive essa sensação de nostalgia. Obrigada
      Abraços, MaLê

      Excluir
  7. Olá,

    Gosto bastante de livros com esta pegada mais juvenil e que acaba trazendo muitos assuntos importantes que precisam e devem serem mais discutidos entre os jovens. Essa sensação de nostalgia que você sentiu ao ler me deixou curiosa, pois estou querendo sentir algo assim em uma leitura deste estilo. Parabéns pela resenha, ficou muito boa e me deixou querendo ler a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Obrigada, leia sim, garanto que você não vai se arrepender.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  8. Eu acho que essa seria uma leitura que eu super indicaria para um adolescente,achei bom que o livro traga assuntos que infelizmente acontece com frequência na adolescência,enfim parece ser uma leitura.

    ResponderExcluir
  9. olá!
    Que dica bacana, parabéns pela resenha! Não conhecia o livro, leituras leves são sempre necessárias para relaxar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada, sim, nada melhor que um livro leve para curar uma ressaca literária, ou se estivermos lendo algum livro mais denso, nos ajudando a dar uma respirada.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  10. Olá
    São temas muito importantes e o livro parece bem sensível e emocionante, mas acho que o tema bullying já deu para mim, já li tanto que não aguento mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Sim ele é, porém bullying não exatamente o tema central, apesar de ser falado.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  11. Fico encantada com livros direcionado para Adolescentes, esse não conhecia. Gosto muito de ler por que acho que a escrita fica bem mais clara do que para adultos não sei por que!
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porque todos nós passamos pela adolescência, e conhecemos melhor, e com mais propriedade, temos essa vivencia e nós vimos nos personagens.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  12. Uau! Me encantei pela capa do livro, é muito lindo de vdd....
    Já coloquei na minha listinha rsrs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nossa não conhecia a obra e já fiquei apaixonada pela forma com que ela aborda assuntos tão importantes, de uma forma tão singular. Adorei, com certeza já vai pra listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom, tenho certeza que não você não vai se arrepender.
      Beijão, MaLê

      Excluir