Melancia - Uma história de aceitação com muito humor!


Oi pessoal, tudo bem? Prontos para aquecerem o coração mais um pouco?

Hoje eu venho falar de um dos meus chick-lits favoritos, a Melancia. Eu sei que esse gênero ele é visto como algo pejorativo nesse universo dos livros mas eu estou aqui para garantir que vai muito além disso e espero que estejam de cabeça aberta a respeito do gênero. Tem um vídeo da Aione do minha vida literária que fala tudo bem direitinho. Mas vamos deixar de conversa e partir logo para resenha.



Livro: Melancia | Autor: Marian Keyes | Paginas: 490 | Editora:  Bertrand Brasil | Ano: 2003 | Tradução: Sônia Coutinho | Avaliação: 4 🌟

Sinopse: "Melancia" é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.

Em Melancia temos a nossa protagonista Claire, que no dia que dá a luz a Kate, descobre que seu marido tem um caso com a vizinha e que pede separação para viver com a mesma. Marian Keyes traz um misto de melancolia com alegria, superação e o encontro de si mesma e o amor próprio.

A autora conseguiu trabalhar bem quando o assunto é melancolia. Claire descobre sua traição e com ela um baby blues (depressão pós parto), um ponto onde o livro fica bem morno para a maioria das pessoas mas para mim  que passei pelo mesmo ( não digo da traição mas sim da depressão pós parto), senti que a autora foi muito feliz na narrativa. Ao nosso redor as pessoas sempre acham que estamos nas mesmices, sempre para baixo, com as mesmas reclamações e lamurias e talvez seja por isso que vejo resenhas e relatos  pontuando esses assuntos abordados como um dos pontos negativos. A Claire sendo taxada como a protagonista chata, negativa e tola. Mas acho que só quem passou entende... Eu me vi muito emotiva nessas partes e me identifiquei bastante.




Marian Keyes fez uma baita de uma construção de personagem em Claire, com seus passos, um de cada vez. E a família sempre ali presente, nem que fosse só ouvindo o desabafar da personagem, além de serem secundários bem trabalhos e bastante divertidos. Durante a leitura me senti acalentada por todas as atitudes da família com Claire diante da sua situação. Ela não passa só pelo pós parto e as transformações do corpo mas pela dor de uma separação junto com uma traição.


Outro ponto que quero destacar (perceberam que são muitos né? rs) e que isso é visto no gênero, ele trata dos problemas em geral das mulheres e seu dia a dia sendo a narrativa amadora e engraçada (isso não é uma regra). Nesse livro a autora faz um pontuação máxima  sobre o amor próprio. O quanto é mais fácil homens sempre culparem mulheres mesmo a traição partindo deles e que além de tudo para mulheres enxergarem que elas se bastam e nesse quesito foi lindo acompanhar a Claire.


Mas como um dos ingredientes que não faltam para o gênero que estamos falando é o belo romance clichê. Na transição de separação e o rumo que sua vida tomou, Claire conhece Adam e é ai que mais um assunto é abordado pela autora: aceitação do corpo.

*PS: Após o cap 19 (sim, falo isso para não perderem o gás na leitura) muita coisa muda.

Uns dizem que a obra é algo autobiográfico da autora mas sendo assim ou não, eu me emocionei, me vi naquelas paginas, chorei, sorri, fiquei feliz, com raiva hahaha vibrei e torci pelo crescimento da Claire e de todos a sua volta (menos para James). A narrativa é fluida e comovente e você se pega envolvida(o) pela trama. Apesar da linguagem utilizada, a autora tratou muito bem os assuntos levantados e já citados na resenha.

A serie conta com mais outros títulos como Férias, Los AngelesTem alguém aí?Chá de Sumiço  e por ultimo o livro da Mamãe Walsh.
Se eu recomendo melancia? Recomendo e muito, mas não esqueça de ir com a mente aberta

Espero que tenham gostado e boa leitura 😘❤

11 comentários:

  1. Nossa sinhora!!! Eu já quero muito ler! ❤❤❤ Amei a resenha e bem vinda!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Esse é um gênero que eu não leio muito, mas que tenho bastante vontade de ler mais. Já vi falarem super bem desse livro, e pela tua resenha deu para perceber que é mesmo uma obra incrível. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas desse livro, mas não me empolgada. Gostei da sua resenha porque mostra a importância do tema depressão pós-parto. Muitas mulheres sofrem e ficam completamente sozinhas.

    ResponderExcluir
  4. Que bom ver que você curtiu o livro, eu o li há alguns anos e junto com "Tem alguém aí?" e "É Agora... Ou nunca?" (o meu favorito da autora), fizeram a Marina ser a minha escritora preferida. É sensacional como ela dala de temas muito sérios e importantes e ainda consegue trazer humor pra história.

    ResponderExcluir
  5. nunca soube que a autora falava do tema, e confesso que agora to beeem curiosa, eu trabalho em UTI Neo e um dos pontos que devemos sempre ficar de olho é depressão pós parto, e obrigada por contar de forma leve sua experiência tendo passado por isso e contextualizando com a obra, pra mim isso agrega muito na resenha <3

    ResponderExcluir
  6. Oiiieeee

    Da Keyes eu só li Melancia e Férias! e, infelizmente, com Melancia a leitura fluiu super mal, tive dificuldades com a protagonista, achei ela volúvel, fraca e a maneira como ela reage em relação ao ex me dava nos nervos, achei que ela se auto compadecia demais, enfim, não figurou entre meus favoritos. Que bom que pra ti a experiência foi o inverso e se tornou um dos teus queridinhos, sempre bom quando uma leitua nos envolve assim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu vejo que muita gente ama esse livro e confesso ter bastante curiosidade. Assim que possível, lerei a obra.
    Adorei conhecer sua opinião e saber que amas tanto a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhescia esta historia ainda, mas fiquei bastante curioso com ela e com a serie!

    Que otimo que conseguiste ficar tao presa, e csentir cada pagina escrita com tanta intensidade!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu sou apaixonada por chick-lits, acho sempre uma leitura muito leve e rápida. São maravilhosos, especialmente quando estou com alguma ressaca, me curam rapidinho! E é mágico quando as autoras conseguem trazer essa leveza, mesmo com temas sérios como esses que você pontuou. Por isso, estou bem curiosa, pois mesmo já vendo o livro por aí, não tinha ideia do que se tratava e agora que sei... Ansiosa pra ler!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Nossa faz tanto tempo que conheço esse livro inclusive minha sobrinha já o leu. Mas eu não tinha ideia qual era o tema. Acho importante saber encarar os fatos que acontecem no dia a dia com maturidade e tentar extrair o melhor de tudo. Encarar a vida com otimismo e transmitir isso aqueles que nos cercam. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Fala ai, tudo bem?

    Eu conheço esse livro tem algum tempo e foi por meio de amigas, mas confesso que nunca li, nunca despertou muito a minha atenção, mas parece ser de fato uma boa leitura. Gostei da dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir