{RESENHA} Daemonum Sigillum #1


Daemonum Sigillum: As Crônicas da Goécia (livro 1)
Organizada por Raul Dias
Editora Hope
(10% de desconto no Tisico usando o cupom UNICORNIO)

Antes de começar a falar sobre o livro em si, achei legal explicar o porque do nome do livro, que eu não entendi até que fui pesquisar.

Goécia ou Goétia são, de uma forma mais rude, os 72 demônios aprisionados por salomão e que são citados no A Chave Menor de Salomão, segundo a Wikipedia “A primeira seção, chamada Ars Goetia, contém descrições dos setenta e dois demônios que Salomão teria evocado e confinado em um vaso de bronze selado com símbolos mágicos, para que fossem obrigados a trabalhar para ele. Ele dá instruções sobre a construção de um vaso de bronze semelhante, e usando a fórmula mágica para a segurança apropriada a fim de chamar os demônios.”



Com a situação contextualizada, vamos lá falar sobre o livro
Nesta antologia, somos jogados em um universo que nos permite refletir sobre os demônios, em muitos pontos da leitura, eu confesso ter ficado meio com nojo das situações descritas, mas entendo que tudo ali precisa ser visceral e profano, se não, não teria sentido.
A antologia tem 22 contos e todos eles me deram uns arrepios e são tão bem escritos que eu conseguia nitidamente ver tudo que tava acontecendo na cena.
É uma leitura boa, bem fluida e que explora bastante o tema proposto, alguns dos autores do livro eu já conhecia, outros adorei conhecer e mas as vezes, por mais que a leitura seja bem fluida e eu tenha lido o livro em questão de horas, a gente acaba se deparando algumas vezes com uns clichês que acabam por deixar a gente meio desanimado, mas tiveram 3 contos que eu realmente amei e que com toda a certeza foram os que mais se adequaram ao tema e que me fizeram ficar verdadeiramente arrepiada, que são: Obscurus, da Jéssica Milato, Abra os olhos de JR Valadares e As Três virtudes da luxuria de Jefter Haad.
Mas no geral, é uma leitura que vale a pena, tem muitos autores bons e, mesmo que eu tenha lido no kindle, fiquei sabendo que as ilustrações do livro são maravilhosas. Eu tô ansiosa pra ter um tempo sobrando na TBR pra ler o volume 2 e ver se ele me surpreende mais do que o primeiro! Se você for amante do terror e curte o assunto, vale a pena ler e pesquisar sobre os demônios, o acervo sobre eles é gigantesco!
E ai, o que achou?

9 comentários:

  1. Eu li esse livro também, adorei!! Estou louca pra conseguir tempo pra ler o segundo parabéns adorei a resenha amiga é bom demais saber que existe mais loucos como eu né kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto essa antologia foi muito bem construída, e descrita pelos autores dos contos, pois como você citou algumas histórias fizeram vivenciar de fato o que esta sendo descrito. Confesso que não sou fã de terror, não leio nada do tipo, porque sou aquela pessoa medrosa, e com certeza não vou sentir prazer durante a leitura. Contudo para quem curti com certeza não pode deixar essa oportunidade passar.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    eu sou apaixonada por terror e esses contos pelo que você declarou são bens estruturados e com aquele toque arrepiante que procuro sempre em obras que dizem ser do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, a capa desse livro é sensacional! Eu desconfio que tenha ele no kindle. Amo contos e é comum em antologias que alguns nos agradem mais que outros mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não é meu estilo de leitura. Não sou muito de ler contos e a temática desses não me interessa nem um pouco. Porém, fico feliz que, mesmo com algumas ressalvas, tenha sido uma boa leitura e que você esteja animada para ler o segundo volume.
    Vou passar a dica desta vez, mas adorei a resenha e acredito que quem curte histórias de terror irá gostar da leitura também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa muito boa, ainda não conhecia o livro! Gosto de contos, mas não sei se curtiria a leitura destes, adoro o gênero só que quando puxa para esse lado eu fico com um pé atrás por temer encontrar coisas tão pesadas descritas com detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Acredita que nunca li uma antologia? Na verdade faz pouco tempo que descobri o que era. Com certeza é possível encontrar grandes autores e histórias que nos prendam a atenção. O que mais gosto em contos é o jeito de como uma grande história é contada em tão pouco texto. Começamos a ler e quando percebemos acabou. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    A capa está bem bacana para a proposta que o livro trás e a premissa que você apresentou sobre os contos ainda que de forma geral, no entanto, confesso, sou ma medrosa de carteirinha e com isso fujo de livro desse estilo. Todavia, pode ser uma boa pedida para quem curte. o.o

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  9. Fico muito feliz que tenha gostado do meu conto, abraço

    ResponderExcluir