{RESENHA} Céu de Menta - Camila Martins



Céu de menta
Camila Martins
Editora Hope
(usando o cupom do blog UNICORNIO você ganha 10% de desconto no livro físico!)



É tão difícil pra mim falar desse livro que me pegou totalmente de surpresa e que virou um dos meus favoritos da vida, eu realmente não sei nem o que dizer, mas vamos começar.

Céu de Menta conta a história da Ana e do João, que são vizinhos. Ana é autista e tem uma família super bem estruturada com mãe, pai e um irmãozinho. Já com o João a coisa é bem diferente, ele tem 2 irmãs mais velhas que não falam com ninguém, uma mãe depressiva, um pai que mais trabalha do que fica em casa e ele só tem contato com a avó mesmo.

Um dia, João, na época um garotinho, vê Ana pela janela do quarto dela e resolve chamar ela pra brincar lá fora e a menina com toda a sua sinceridade, simplesmente fala “como que tá o tempo?” e João, meio sem entender nada, descreve o tempo, a cor do céu e essas coisas enquanto a menina absorve aquilo tudo e fala que vai conversar com a mãe pra ver se o tempo tá bom pra brincar lá fora. E é nessa hora que o negócio todo começa.

“João, ali, torna-se de casa e para Ana, uma pessoa de casa é aquela que também pode morar em seu coração.”

Depois desse dia em que eles começaram a se conhecer, eles passaram a se ver todos os dias, a ir pra escola juntos, a sair depois da aula, a relação de amizade só foi crescendo. Cada um com suas particularidades, seus medos, suas inseguranças e problemas internos, foram se completando e enchendo meu coração de amor!




Eu não consigo descrever o que senti lendo esse livro, de verdade mesmo. Primeiro que, acho que todo mundo sabe, que eu sou professora e já convivi com crianças autistas e adorei a forma como a Camila fez a Ana, que com toda a minha certeza, é a filha da Camila, a Mariana; Pra falar bem a verdade, eu acho que a família toda da Ana é a família da Mariana e que o João, é alguém que a Camila quer pra Mariana, eu senti isso o livro todo, e olha que eu não conheço a “Camila Mãe”.

Mas voltando, é surreal acompanhar toda a trajetória da vida deles, o amadurecimento e, principalmente, acompanhar a vida do João. Como eu falei, ele vive em um ambiente péssimo e parece que ele é único que tem o minimo de sanidade mental e que ainda acredita que a família vai ficar unida sabe?! As coisas que acontecem na família dele ao longo do livro são muito insanas, mas que mostram uma realidade extremamente palpável.

Sobre a Ana eu nem tenho o que falar, uma menina amorosa e extremamente sensata (juro, o psicológico dela é melhor que o meu) e cara, pense numa personagem maravilhosa, é a Ana, nem tem o que falar dela.

E como eu li o livro pelo kindle, não posso falar muita coisa sobre  edição do livro, mas adianto que a capa do livro já é um baita dum spoiler, que a escrita da Camila só me surpreende cada vez mais, todos os personagens são bem profundos, até os que aparecem bem pouco na história. Gostei muito mesmo!!

Por hoje é isso, espero que tenham gostado e me conta ai nos comentários se você já leu algum livro com protagonista autista! 

Beijos e brilhos e até o próximo post!! 

15 comentários:

  1. Aaaaaaa descreveu bem. Um livro fantástico e que me pegou de jeito. Adorei a resenha!!! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah olha quem apareceeeeeeeeeeeeu <3

      Excluir
  2. Já li a palavra 'autismo' já me interessei. Fora que se te pegou de jeito, já é uma baita indicação!!
    Meu filho mais velho está no espectro autista e gosto muito de ler outras perspectivas sobre o transtorno. Eu sou apaixonada por Saúde Mental, psicóloga, interessada e curiosa!

    Beijocas e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito lindo, porque fala de uma forma tão leve sabe, e a Ana tem umas características tão peculiares e tudo foi tão bem escrito que as vezes você até acaba esquecendo desse detalhe da Ana!

      Excluir
  3. Olá tudo bem ? Gostei da temática e já quero saber mais sobre a Ana . Ótima dica pois ainda não conhecia esse título.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a capa :D o livro é otimo, uma história de amor verdadeira, onde são abordados assuntos importantes de forma natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiiiiiiiiiim, eu acho super importante ver persoangens bem diversos na literatura, amo muito!! <3

      Excluir
  5. Essa capa fofa me chamou atenção e claro a história é bem interessante. Fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa é mesmo muito fofa, eu amo a escolha das cores!!

      Excluir
  6. Olá
    Gente que fofura, vendo a capa achei que seria um mais um romance adolescente, mas é muito mais, amei os personagens centrais, os dois parecem muito bem feitos, e como tenho casos na família e muito bom aprender mais sobre autismo

    ResponderExcluir
  7. O livro é lindo como linda é a tua resenha. Acesse o meu blog e leia a minha resenha desse livro. www.livroseleiturasdepaula.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei de o fato de o livro apresentar uma personagem autista, representatividade é importante.

    Obrigado pela dica! <3

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  9. Amo livros com enredos de amizade, e quando as histórias contam sobre relacionamento entre pessoas com e sem deficiência, elas simplesmente me conquistam... Não tive a oportunidade de ler este ainda, mas de cara, já adorei tua resenha!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem interessado nessa história. Essa obra parece ter um enredo bem comovente e emocionante e o fato de haver um personagem autista, me chamou demais minha atenção e aguçou minha curiosidade para lera obra.

    ResponderExcluir