Joca e os Caras - Fabricio Fonseca



E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre esse livro que me tirou boas risadas e que é super gostoso de ler! Vamos lá.

João Carlos preferiria ter que passar um mês inteiro fazendo provas a ser tirado do colégio interno onde estuda; mas após descumprir um acordo que tinha com o pai, o garoto é mandando para uma escola pública na periferia da cidade.
Enquanto presencia a apresentações de danças e batalhas de rimas no intervalo da "nova" escola, Joca tem que aprender a conviver com pessoas que têm uma visão de mundo totalmente diferente dele.
Famílias não convencionais, o medo dos jovens de simplesmente sair nas ruas e gírias totalmente diferentes são algumas das coisas que o garoto aprenderá com seus novos amigos — sem contar à maravilha que é o mingau.
Joca E Os Caras é uma história sobre amizades verdadeiras, rimas ruins, e o choque cultural que pode ocorrer quando alguém abre seus olhos para ver o restante do mundo.


Eu já falei do Fabricio aqui algumas vezes (inclusive, logo sai uma entrevista com ele que ficou perfeita!) e eu nunca vou me cansar de falar do poder que ele tem! 

O Fabs escreve comédia, mas é aquele tipo de comédia que você tá rindo enquanto o personagem se lasca inteirinho e ainda consegue tratar de assuntos pesados enquanto a gente continua rindo de tudo. E os livros são curtos, o que torna tudo mais dinâmico e gostoso e quando acaba, a gente fica querendo mais!

Quando o Joca muda de escola, a gente acompanha a desconstrução dele, que ele aprende que o que pra ele é óbvio e fácil, pra maioria das pessoas não é. E é uma delicia acompanhar essa amizade crescendo (E TEMOS UM CASAL TAMBÉM) e esses amigos aprendendo uns com os outros e superando as dificuldades. 


O livro também fala de intrigas politicas, sobre a vida da periferia, sobre abandono escolar e sobre como as pessoas que tem mais dinheiro, só precisam de um empurrão pra usar o dinheiro em beneficio dos menos favorecidos. 

Nessa edição, tem uma parte inédita que conta como os Caras viraram Os Caras e nossa, essa parte é absolutamente tudo pra mim, eu adorei!! Fabricio mais uma vez tá de parabéns e merece ganhar o mundo com mais esse livro!!

E você, gosta de livros de comédia? Já conhecia o Fabricio? 



8 comentários:

  1. Olá Bianca! Esse é um dos livros que se eu não tivesse lido a sua resenha, nunca teria conhecido, apesar de já ter visto essa capa em outros blogs o nome dele não ficou gravado na minha memória. Pela sua opinião percebi que essa história é voltada para o público juvenil, e como os personagens estão em época escolar e passando por todos os dramas dessa idade, acredito que não terei paciência para lê-lo.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou da opinião que o YA tem muita coisa pra contar, de verdade. Não importa quantos anos você tenha, as vezes faz bem revisitar essa época e aprender coisas pra vida adulta.

      Excluir
  2. Olá o livro é total novidade no meu caso, eu gosto de comédias mais parando aqui para pensar acho que nunca li nada voltado diretamente para esse tema, adorei a dica de leitura fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tente ler, é uma leitura muito gostosa e leve!!

      Excluir
  3. Oi, Bia! Já vi esse livro por aí, no twitter, mas ainda não me deu vontade de comprar. Fiquei curiosa para saber mais sobre a amizade dos meninos, mas tenho tanta coisa em prioridade primeiro, sabe? Então, vai ficar pra depois. Gosto muito de livros que abordam várias questões para além da adolescência em si, acho que esse é um deles.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Amei a dica porque estou precisando de uma comédia desse tipo por agora. Principalmente por trazer também assuntos relevantes na sua conjuntura. Já fiquei aqui curiosa para saber como foi a entrevista com o autor. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e nem o autor, mas confesso que se eu tivesse visto a capa dele por aí não teria me interessado. Porém, adorei ler sua resenha e me pareceu uma leitura muito divertida. Vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e apesar dele fugir um pouquinho da minha zona de conforto, confesso que gostei de conhecer um pouquinho mais sobre ele. Acredito que pelo tema político e todas as coisas em torno disso, deve proporcionar muita reflexão e até mesmo debates. Estou aguardando a entrevista para saber mais sobre o autor :D

    ResponderExcluir