Os lidos na #Pretatona



E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim contar pra vocês os livros que eu li e o que eu achei deles durante a #Pretatona que foi uma maratona idealizada pelas meninas do @cladaspretas que consistia basicamente em ler livros escritos por pessoas negras. Desde o ano passado, eu sempre coloco pelo menos um ou dois autores negros na minha TBR do mês. Eu tenho aprendido muito com essas leituras e acho que todo mundo deveria fazer isso também. Bom, vamos lá!



Sons da Fala, da Octavia Butler
que tá disponivel pra leitura gratuitamente no site da Editora Morro Branco foi uma leitura incrivel! Eu conheci a Octavia através de Kindred que foi uma leitura maravilhosa e esse não foi diferente!

Aqui a gente conhece Rye, uma mulher que vive num mundo assolado por uma doença (que a gente não sabe bem se é mesmo)  que afetou as pessoas de diferentes formas onde a linguagem foi destruida. Esse conto explodiu a minha cabeça de uma forma surreal, todo mundo deveria ler essa história e eu já tô com os outros livros da Octavia no carrinho da amazon pois já quero ler tudo dela!!


Eu também li Bruxa Akata, que era um livro que eu já queria ler e que eu comprei o e-book numa prmoção muito tempo atrás e li esse livro junto com minha amiga e nossa, esse livro é perfeito em todos os aspectos!

Toda a mitologia dele, as mensagens que ele passa, são simplesmente sensacionais e esse livro é poderoso de muitas formas! Eu quero muito que a editora publique a sequencia dele aqui no Brasil e que os outros livros da autora sejam traduzidos também, eu já quero tudo dela! Já falei sobre esse livro aqui!

Também aproveitei o tempo da maratona pra terminar o audiiobook de Minha História da Michelle Obama e nossa, que livro fantastico!!

Ela fala sobre a infancia dela, sobre os caminhos que ela trilhou, a relação dela bom o Barack, sobre a maternidade, sobre a vida politica e publica, é um livro que faz a gente chorar. Eu sempre admirei a postura da Michelle e o quanto ela é incrivel, mas depois desse livro eu admiro ela ainda mais e nossa, perfeita nunca errou! São quase 500 páginas de história mas nossa, é uma leitura que vai mudar a sua vida, sério!



Li também Minha Irmã, a Serial Killer que foi uma leitura incrivelmente surpreendente! Um livro rápido e frenético. Eu nem sei falar o quanto eu adorei essa história, sério! Eu já falei dela aqui também!


Por último, mas não menos importante, eu li dois livrinhos infantis que ganharam meu coração e que com toda certeza aparecerão na minha monografia, a gente precisa com urgencia empoderar as crianças negras e mostrar que elas são bonitas sim. Eu chorei em ambas as histórias e as ilustrações desses livros são maravilhosas, minha nossa!!

14 comentários:

  1. Olá,
    Adorei suas leituras, não conhecia essa maratona, mas achei super válida. Gostei muito da sua iniciativa de incluir na TBR autores negros. Fiz isso alguns anos atrás com leituras nacionais e isso mudou minha vida literária. Talvez esse seja um bom projeto a ser iniciado.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros nacionais são sempre uma regra pra mim, odeio isso de ficar preso a narrativas que não me pertencem sabe, eu quero ver meu país nas coisas.
      Sobre autores negros, é uma pauta importantissima, a gente tem que ouvir multiplas vozes pra gente amadurecer, e essas narrativas são ricas demias!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, não fiquei sabendo dessa maratona, mas deve ter sido bem legal. Tenho muita curiosidade de ler a história da Michelle Obama.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro da Michelle foi incrivel, eu amei demais como ela fala sobre a vida dela e reflete sobre isso com a carga que ela tem hoje sabe, é uma experência surreal esse livro!

      Excluir
  3. Olá!! Que legal essa maratona. Eu não li nenhum do lidos, mas todos me pareceram leituras fantásticas.
    Tenho vontade de ler algo da Octavia Butle e achei super estar gratuito no site da editora. Já vou passar por lá.
    E esses infantis? Achei uma fofura as capas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo!
      Os da Octavia são incriveis, eu sou suspeita a falar pois amo tudo que ela escreve, ela é uma autora fenomenal!

      Excluir
  4. Oiiii

    Ah eu quero tanto ler essa biografia da Michelle Obama, dizem que está incrível. Bruxa Akata também parece ser legal, eu adoro fantasia então acho que iria gostar também.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro da Michelle é uma delicia de ler, nossa, eu aprendi tanto nessa leitura!
      Bruxa akata é uma história muito incrivel, quero muito ler a sequencia!

      Excluir
  5. Olá, como vai? Eu fiquei sabendo dessa maratona alguns dias depois que ela começou mas, achei muito interessante você ter diversificado bastante suas leituras, de autores negros nacionais e internacionais. Comecei a ler a biografia da Michelle Obama, com muita empolgação e curiosidade para saber mais sobre sua vida, realizações e atitudes perante a comunidade negra.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa biografia dela faz a gente pensar em muita coisa, eu chorei muito com ela e aprendi muito, espero que seja boa pra você também!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?

    Que projeto legal, acho extremamente válido dar visibilidade a obras escritas por pessoas negras. Dos livros listados, a biografia da Michelle Obama e o "Minha irmã, a serial killer" estão na minha lista e mal posso esperar para lê-los.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Amoras é dona do meu coração todinho, que livro mais fofo para se ler! Eu sou apaixonada por Octavia Butler também e fico bastante feliz em saber que há tanta gente lendo essa autora incrível.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca!!

    Foram ótimas leituras nessa maratona em? Devo dizer que eu basicamente quero ler todos os títulos que você leu kkkk, espero conseguir ler todos eles em algum momento, eu só vejo minha lista de leitura crescer e nunca consigo diminuir ela!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Quanotas leituras maravilhosas! Dos seus citados só li Bruxa Akata (e curti demais!) e tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Octavia. Consegui pegar muitas dicas aqui haha Aliás que super maratona né? Adorei o projeto, e pelo visto para você foi bem proveitoso. Que venha mais e mais leituras do estilo <3
    Beijos

    ResponderExcluir