Pequenos Incêndios por Toda Parte - Celeste Ng



E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre esse livro que divide opiniões, mas que foi uma das melhores leituras do ano pra mim. Eu li ele junto com duas amigas minhas e o livro rendeu muitas discussões e vocês vão me ver falar bastante dele por aqui ainda, por conta que eu ainda vou começar a série baseada no livro então logo rola um post de comparação, mas vamos lá.

Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.

Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.

Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.


Eu não vou me alongar muito contando da história em si porque esse livro tem muitos pontos muito relevantes até nos dias de hoje, porque a história não se passa nos dias atuais. Primeira coisa que eu acho interessante ressaltar é que esse livro é um drama familiar e logo no primeiro capitulo a gente já sabe o que vai acontecer no final do livro, então a gente acompanha a trajetória até o momento. Não tem grandes plots, mas tem uma escrita sensivel, que leva em conta as peculiaridades de cada personagem e isso fez a leitura ficar ainda mais perfeita.

Pra mim, o livro teve dois pontos muito fortes que foram as criticas sociais e a falta de dialógo e com toda certeza as melhores personagens foram a Izzy (filha dos Richardson) e a Mia.

Quando eu falo sobre as criticas sociais que esse livro traz, acreditem que são muitas, mas elas são sutis, é realmente o racismo que as pessoas reproduzem no dia a dia delas e por isso muita gente acaba achando a história chata. A Mia e a Pearl são duas mulheres sem raizes, como é falado no livro, elas nunca ficaram tempo suficiente em algum lugar pra ter apego a móveis, roupas, pessoas, lugares, nunca deu tempo de criar esses laços. Em Shaker (que é um lugar real, pode pesquisar) a Mia promete a Pearl que ali elas ficarão por mais tempo, então ela vê ali a chance de ter uma vida normal.

"Os bombeiros disseram que havia pequenos incêndios por toda parte - afirmou Lexie - Vários pontos de origem. Possível uso de combustível. Não foi um acidente."

 Shaker é um lugar planejado e que só certos tipos de pessoas vivem ali (brancos, endinheirados, padrão) e quando a Pearl conhece a familia Richardson, mais especificamente o Moody, ela fica encantada com a vida dele. Ele não tem preocupação com dinheiro, sempre viveu no mesmo lugar, tem tudo que quer, tem amigos, tem uma perspectiva de futuro, coisa que ela nunca teve. Isso encanta ela de uma forma  que ela passa a se ver naquela familia. Já a Izzy, começa a se ver na Mia, no espirito livre da mulher, na arte que ela faz. 

Além de tudo isso, tem também um ponto importante que é a adoção de crianças de raça/etnia diferente da sua, o quanto isso pode apagar a identidade dela e todo esse debate é muito levantado ao longo da narrativa.

Eu não consigo descrever o quão grande esse livro foi pra mim. Os personagens são tão humanos que mesmo que você sinta raiva deles, você consegue ver a coisa pela perspectiva de vida deles e, em muitas partes, eu fiquei sem ação, sem saber o que pensar, é realmente um livro que merece todo o sucesso que tem.

"Fora criada para seguir regras, para acreditar que o bom funcionamento do mundo dependia de sua obediência, e era isso que fazia: seguia e acreditava."

Eu adorei conhecer essa autora e eu sou do time que vai defender ela até a morte! Com toda certeza já quero ler os outros livros dela, fiquei encantada com a forma com que ela fala de coisa tão gigantes como se fossem cotidiano, o que é mesmo, são poucas as vezes que esse tipo de coisa toma grandes proporções. Vale muito a pena ler essa história e ver todas as nuances dela. 

E você, já leu o livro? Viu a série? Já leu algum outro livro da autora?

10 comentários:

  1. Menina, esse livro está dando o que falar viu? Eu tenho lido várias resenhas com opinões boas e outras com opiniões ruins sobre a história, o que me deixa com muitas dúvidas sobre iniciar a letiura dele esse ano ou apenas no próximo. Eu tenho sérios problemas com livro hypado mas, as vezes leio alguns que são melhores leituras para mim.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da opinião de que as pessoas não gostam porque ele é cotidiano e que os 'pequenos incêndios' são bem subentendidos, não é todo mundo que percebe, mas também vai de momento né, espero que leia um dia!

      Excluir
  2. Eu quero muito ler um dos livros da Celeste, mas atualmente ouvi falarem tão mal desse que, confesso, desanimei. Sua resenha me deixou com um pouco mais de alegria, por assim dizer, em relação ao livro, o que me deu um certo gás para querer novamente lê-la. Eu quero muito assistir a adaptação, então não sei qual farei primeiro.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles são bem diferentes entre si, os pontos principais continuam, mas a abordagem é diferente, eles se complementam. Espero que goste dos dois!

      Excluir
  3. Oiii Bianca

    Esse livro me intimida, tenho escutado tantas criticas incriveis sobre ele, mas tenho receio de não gostar por conta das expectativas. Por enquanto, não sei se vou ler, não me sinto muito no clima, mas ja tenho anotado de conferir a série com a Reese Whiterspoon, adoro o trabalho dela.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tá inpecavel nessa série, de verdade mesmo!
      Espero que leia e que seja tão impactada quando eu fui!

      Excluir
  4. Eu não tinha conhecimento do livro e nem da adaptação e particularmente, gostei, acho que é a primeira resenha que leio sobre o livro a a principio parece ótimo, vou colocar me minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vale muito a pena tentar ler, eu amei demais os dois, é história muito boa!!

      Excluir
  5. Oi, Bianca! No blog temos resenha desse livro, embora tenha sido uma colaboradora que tenha feito. Eu mesma ainda não li, mas pretendo ler apenas para poder assistir a série, não quero assistir sem ler antes. Gostei da sua resenha, não sabia que o livro dividia opiniões, já que li várias resenhas positivas. rs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que não gostou do livro sim ahahaha
      Mas eu gostei muito, é uma história de tirar o folego, sinceramente!

      Excluir