{PAPO} Motivos pra ler Bruxa Akata!



E ai meus brilhinhos, como vocês estão?

Quem me acompanha no Twitter e/ou no instagram viu que eu tô participando da Pretatona que foi idealizada pelas meninas do @cladaspretas e, entre os escolhidos pra ler no periodo, resolvi colocar Bruxa Akata que era um livro que tava parado no meu kindle a bastante tempo. Comprei o e-book em uma promoção e acabei não lendo e vi na maratona a oportunidade de finalmente ler. 

E nossa, que leitura incrivel! Eu li junto com minha amiga Evy, do @evybooks e como sempre nós surtamos a cada página e ficamos muito satisfeitas com essa leitura, tanto que se tornou um favorito pra nós duas. 

Hoje eu vim compartilhar um pouco da minha experiência com essa leitura e citar alguns motivos que fizeram a leitura ser incrivel pra mim e pode fazer com que você também queira ler. Vamos lá!


Carinhosamente apelidado de Harry Potter nigerianoBruxa Akata tece uma trama de magia e mistério, repleta de mitologia africana. Uma história de amizadesuperação e sobre como achar seu lugar no mundo. Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos e é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida.  O sol é seu inimigo. Castiga a pele e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente, é uma agente livre. Uma pessoa com poderes que nasceu de pais comuns. Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças?  Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?


A Mitologia Africana

O livro se passa na Nigéria e tem como base a mitologia africana. E desde a primeira página somos inseridos no mundo das pessoas leopardo, da magia deles, da forma como eles enxergam o mundo e toda a descoberta da Sunny a respeito a respeito do fato de ela ser uma pessoa leopardo e um espirito livre. Eu fui fisgada por esse aspecto da história de uma forma que não consigo descrever.

Como já disse aqui algumas vezes, eu tenho tentado tirar esse pensamento de colonia que eu tenho com a literatura e a literatura africana tem sido uma descoberta muito rica, as vivências que são descritas ali, a religião, a magia, tudo isso é entrelaçado de uma forma magnifica e, conversando com amigas que são do continente, isso acontece na vida também, é tudo muito entrelaçado e eu acho isso fenomenal!

Assuntos abordados

Enquanto eu e a Evy estávamo lendo o livro comentamos muitas vezes sobre a forma como a autora falou de temas muito pertinentes num livro YA! Durante a leitura a se depara com temas como racismo, xenofobia, sexismo. O empoderamento feminino, o amadurecimento, a ganância, tudo isso é retratado no livro e em muitos pontos eu fiquei embasbacada com tudo que a autora conseguiu colocar em 300 páginas, é realmente uma obra prima!

A jornada

A jornada dos amigos é um ponto importante também. Todos eles são pessoas leopardo, mas eles "partiram de pontos distintos". Chichi e Orlu já tem bastant ensinamento sobre e o Sasha também, mesmo que tenha aprendido nos Estados Unidos, já a Sunny não sabe muito e tá aprendendo agora tudo que eles passaram a vida aprendendo (é bom lembrar que eles tem 13 anos SURTOS). 

Eles vão enfrentar um serial killer que tá querendo o fim do mundo, mais pra fente na história a gente descobre mais sobre ele, mas essa jornada de aprendizado, de "vida dupla", a união entre eles que vai se fortalecendo... Mesmo com os desentendimentos eles continuam fortes e unidos e estudando melhores formas de enfrentar o Chapéu Preto.

"Eles são capazes de fazer coisas grandiosas, mas nem sempre o potencial se traduz em sucesso."

Ressignificação

Essa foi uma das coisas que mais me marcou na história, por mais que pareceça "besteira".

No livro entendemos como funciona essa coisa dos dons das pessoas leopardo e como isso tem a ver com coisas que as ovelhas consideram algo ruim. A Sunny, por exmplo, é albina, mas ela se move como um fantasma; Orlu é disléxico, mas isso tem a ver com o poder que ele tem. Essa coisa de pegar algo que seria um defeito e transformar isso num superpoder foi algo que tocou fundo no meu coração!

Consumir a literatura africana

Eu poderia dar muitos outros motivos pra ler esse livro, mas um dos que eu preciso realmente falar é sobre ecoar vozes negras.

Um tempo atrás, todo mundo tava postando quadrado preto no instagram e se dizendo antirrascista e cobrando editoras pra publicar mais essas pessoas aqui, mas, ontem (10/07) na mesa da Flipop em que a Ibi Ozoboi, autora de Orgulho conversou com a gente e foi um debate muito rico, tinha 230 pessoas na live, enquanto a da Casey tinha mais de mil. Consegue perceber a diferença? 

Eu, como branca, preciso entender o meu lugar na luta e contribuir de uma forma que amplie as vozes dessas pessoas, não que eu me sobressaia sobre eles. Esse livro tem uma sequencia que foi publicada na gringa em 2017 e ainda não existe previsão de lançamento aqui e é assim com tantas outras histórias incriveis que a gente perde a chance de saber o que acontece ou de conhecer mais sobre quem escreveu por causa desse apagamento. É de extrema importancia que a gente se conscientize sobre isso e que a literatura negra não existe só em novembro né?!

Esse foi o post de hoje e eu espero que tenha convencido você a ler esse livro incrivel que vai te agregar muita coisa! e você já leu ele, me conta aqui! Até a próxima!


10 comentários:

  1. Eu vi uma resenha desse livro e fiquei fascinada, tratei logo de colocar na minha lista de leitura.
    Os cinco motivos que você listou são mais que convincentes, principalmente na parte da cultura africana, que eu nunca li nada com algo e a ressignificação, creio que vai mexer comigo essa parte.
    Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, esse livro é perfeito em tudo!! Eu tô muito ansiosa pela continuação desse livro!!

      Excluir
  2. Oi Bianca.

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e achei bem interessante os motivos que você mencionou. Especialmente sobre a história ser na Nigéria e tem como base a mitologia africana. Espero ter a chance de lê-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bianca

    Eu quero ler esse livro futuramente, acho essa ambientação nigeriana incrivel e pra mim é novidade. Já leu Filhos de Sangue e Ossos? Também é inspirado na cultura africana e é escrito por uma autora negra hiper talentosa. Recomendo muito

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ler junto com a Evy daqui uns dias, estamos muito ansiosas por essa leitura também, mas esse livro é baseado na cultura iorubá, né?
      Saudades ter essas continuações publicadas por aqui HAHAHHA

      Excluir
  4. Olá!

    Eu já tinha visto essa capa, mas nunca tinha parado para ver do que se tratava. Pela sua resenha (que está maravilhosa por sinal) parece ser um livro incrível! Achei muito legal a autora conseguir abordar muitos temas mantendo uma boa harmonia. Sempre acho interessante conhecer outras culturas.

    É uma leitura que eu faria!

    Beijos!

    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu fiz essa leitura recentemente e concordo em número e grau tudo que disse. E assino embaixo, rs! É um livro maravilhoso, riquíssimo na sua cultura, riquíssimo na parte fantástica, capaz de nos conquistar. Já quero a continuação, então anseio que a Galera Record traga o quanto antes. Espero que muito mais pessoas possam conhecer. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca, tudo bem?
    Estou ABSURDAMENTE tentada a fazer pirataria com esse livro porque oficialmente me apaixonei por esse livro e estou necessitando MUITO dele nesse momento, para ontem!
    "Eles são capazes de fazer coisas grandiosas, mas nem sempre o potencial se traduz em sucesso." - Essa frase tem TUDO a ver com o meu novo projeto, "Os Vampiros Portenhos Além do Prata - Irreversível". Quando li esse quote, pensei: nossa, traduz muito o significado dessa nova trama.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir