Harry Potter e a Pedra Filosofal - Resenha de Unicórnio


Harry Potter e a Pedra Filosofal
J.K. Rowling
Editora Rocco
Nota 5/5

Não é segredo pra ninguém que essa saga mudou a minha vida. Eu vivo até hoje dentro do mundo de Harry Potter e por isso decidi fazer essa singela homenagem às pessoas que me fizeram evoluir e ser quem eu sou hoje! Vou resenhar todos os livros da saga e tentar fazer pequenas comparações com os filmes, espero que gostem!

Sinopse: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 

A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto. 


“Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!”


Cara, chega a ser estranho eu, logo eu, estar sentada na minha cama sem saber o que falar sobre o primeiro livro... Sabe quando você já leu aquilo tantas vezes que não sabe como contar? Bem, bora lá.

Ainda bebê Harry foi deixado na casa dos seus tios, os Dursley (trouxas, que é como chamamos os humanos que não são bruxos), pois seus pais foram brutalmente assassinados por Lord Voldemort (eu falo o nome dele sim, porque eu sou comensal da morte e Sonserina). Ele cresceu sem saber a sua origem ou o porque de seus pais terem morrido, teve criação de Trouxa por todo o tempo, foi maltratado, dormia no armario em baixo da escada e usava as roupas velhas do gordo primo Duda.

No aniversario do Duda, os Dursley levaram todos ao zoológico e sem querer, Harry soltou uma cobra e prendeu o Duda dentro do "aquario" da cobra. Depois desse dia, muitas cartas de Hogwarts começaram a chegar na casa e o Tio Valter resolve fugir com toda a familia pra uma casa no meio do nada pra parar de receber essas cartas porque, nenhum deles queria ser associado com o mundo bruxo. Mas quando chega o aniversário de Harry, Hagrid, um gigante guarda caça da escola, vai até essa casa no meio do nada e conta para Harry sua verdadeira história e o leva para Hogwarts aprender magia e viver muitas aventuras.



Seguinte, minha opinião agora. Particularmente eu sempre achei o trio principal meio sem graça e sou da filosofia de que se não fosse a Sonserina, a minha maravilhosa casa, nem teria filme - risos.

Enfim, o mundo que JK nos mostra é maravilhoso. Um mundo onde muitos dos conflitos que vivemos no dia a dia são retratados com muito humor e de uma forma leve. 

Bem, chega de falar agora, me contem qual é a casa de vocês, quais personagens vocês curtem e se gostaram da minha proposta - Risos nervosos - Eu: Sonserina e comensal da morte. Amo o Dobby e a Bellatrix.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu adorei sua resenha, você escevee de forma bem divertida. Sorry eu sou Grifinória♥️. E eu prefiro mil vezes a Hermione, porque tem mais conhecimento e sempre tem a resposta pra sair das merdas que eles enfrrenfr. Embora ame os filmes, ainda não terminei nos livris, parei no terceiro 😬.
    Mas parabens pelo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Se eu disser que não li nenhum livro da saga até hoje você acreditaria? Mas é a mais pura verdade e hoje descobri algo que não sabia, sobre a morte dos pais de Harry e sua infância sofrida. Preciso criar vergonha na cara e garantir meus exemplares!
    Abraços! ��

    ResponderExcluir