Cartas para Arthur - Resenha de Unicórnio


Realmente, não sei de onde estou tirando forças para escrever essa resenha, só espero que o que escreverei chegue aos pés do que vivi durante a leitura desse livro.

Pra começo de conversa, eu conheço a Dai tem um tempo, através de outro livro dela, O Ouvir da Misofonia e ela até já tomou um café comigo aqui no blog. E sempre admirei ela e apoiei, mesmo quando ela decidiu dar uma pausa na carreira de escritora dela.

Porém um dia, estava falando com ela no WhatsApp e ela mencionou que iria publicar esse livro e me deu a enorme honra de poder fazer a capa de trás do livro físico dela, aceitei e me debrucei sobre essa leitura, que venho falar pra vocês agora.


Cartas para Arthur
Daiane Barboza
Disponivel no Wattpad
Nota 5/5
*livro completo cedido em parceria com a autora*

“Afinal, o que são datas quando o que importa é o amor? O que são números quando a magia está nas juras trocadas? O que são dois adolescentes jurando amor quando a humanidade não acredita mais nele?”

Nesse livro, conhecemos a história da Sarah e do Arthur. Sarah é aquela adolescente fofinha, tímida que escreve poesias e Arthur é seu companheiro inseparável desde sempre, quando eles se esbarraram na escola e ele a chamou de baixinha.

No começo da trama, a Tainá, que é uma amiga antiga da Sarah é importante. Ela retorna à cidade depois de muitos anos e retoma a amizade com Sarah e anuncia que a menina vai, com toda certeza e sem chance de discussão, participar de um concurso de poesia que vai ter na cidade.

Ah, uma coisa importante, Rubí. Guarde esse nome, é o nome do meu ranço.

Ótimo, o grande dia do concurso chega e Sarah não vê Arthur em lugar nenhum, e só o encontra mais tarde (porque ele tava com quem? EXATAMENTE MEUS QUERIDOS!) mas ela vai com fé e apresenta o poema dela pra todo mundo e adivinha, ela ganha o primeiro lugar! A trama da história começa a se delinear pra gente quando a Sarah vai ao palco buscar o prêmio dela. Ela tava nervosa, passou por uma pressão muito forte e como se não bastasse, ela menstrua em cima do palco. Exatamente, a menina já tava em panico, surtada por causa que o menino não aparecia e na hora que ela vai ganhar o prêmio, acontece isso.

Mas ai você me pergunta: ué, tá bom, mas cadê a história?

Vamo lá, eu demorei um pouco pra pegar a linha do livro também, mas acho importante mencionar que a Sarah escrevia seus poemas e suas cartas para o Arthur e as escondia, nem mesmo ele sabia da existência. À essa altura do livro, Arthur já se declarou pra Sarah e eles já são namoradinhos e tudo parece lindo até que a Sarah começa a ter fortes dores de cabeça e começa a ficar mais esquecida que o normal, começa a esquecer coisas grandes e coisas simples, mas, como ela sempre foi meio avoada e morre de medo de médico ela acha aquilo normal e segue levando a vida. Sempre esquecendo as coisas.

O pior de tudo acontece quando a Sarah desmaia. Eles a levam pro médico (contra a vontade dela e essa cena é muito engraçada) e o médico recomenda que ela faça exames pra descobrir o que ela tem.

Basicamente é isso.

É um livro intenso, que apesar de clichê, me mostrou o quão importante é viver; mas não estar vivo, viver no sentido mais amplo da palavra. Escrever, gritar, tomar sorvete no inverno; Me ensinou sobre amor e sobre perdas, sobre medos e inseguranças e com certeza me mostrou o quanto uma pessoa pode fazer a diferença no mundo. Foram muitas lágrimas e muita angústia que acompanhei a história de Arthur e Sarah e das cartas que ela escrevia. Só posso pedir para que você também se entregue de coração à esse livro e conheça um pouco mais de Sarah e seu amor.

O livro esta disponivel no wattpad (uma parte dele) aqui

Logo menos o livro vai entrar em financiamento coletivo, vocês ainda vão me ver falar muito dele.

Espero que tenham gostado da resenha e me digam o que vocês acham que a Sarah tem! Como você faria o final deste livro? Um clichê às vezes cai bem né?!

32 comentários:

  1. SOCORROOO. Eu to de volta nesse blog maravilhoso!!!

    Primeiro quero agradecer a sua amizade que é uma das mais verdadeiras que já tive em muito tempo.
    Em segundo, eu fico muito feliz e honrada de ter um cantinho novamente no seu blog. É importante pra mim como escritora ver a forma como as pessoas ficam após a leitura, e apesar de tudo que possa ter acontecido no decorrer da história, ver que você gostou me deixa muito feliz! Só tenho a agradecer! Amo tu! ❤

    ResponderExcluir
  2. Gente que isso, me emocionei com a resenha, com certeza um livro que me faria chorar, e espero que o final não seja o que eu estou pensando.

    ResponderExcluir
  3. Olá, que resenha fantástica. Fiquei muito feliz quando a li, e muito curioso com esse livro. Você escreve muito bem, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parece ser uma leitura bem intensa e com personagens cativantes e dramas palpáveis. Não sou leitora do Wattpad, mas caso vá pra Amazon pode ser que leia.
    Gostei bastante da capa!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. ai jesus, ja sofri antes de ler
    não sabia do livro e confesso que não é o tipo de leitura que eu curto, mas adorei a premissa e arte da capa, parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me fez ficar curiosa demais pra saber o desenrolar da história, espero muito que o financiamento coletivo de certo, grandes histórias merecem virar livros

    ResponderExcluir
  7. Amo livros intensos como este, que nos desperta um turbilhão de emoções, com uma história que apesar de uma premissa clichê nos surpreende de todas as formas. Enfim, fiquei curiosa para saber mais detalhes sobre o personagem, e também em relação de qual será o desfecho nessa trama. Com certeza já quero ler essa obra.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou fãs de literatura juvenil, na verdade até hoje na fase adulta só li um livro desse gênero. A ilustração do livro e da minha pintora favorita (se eu não estiver enganada) a Agnes Cecile.
    Sobre a sua resenha o que mais me chamou atenção foi a sua amizade e admiração pela autora.

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que a premissa não chamou muito a minha atenção, sabe? Mas pelos seus comentários deu para perceber que se trata de uma boa obra com várias mensagens bacanas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?
    Eu achei a capa do livro diferente e bonita! Ainda não conhecia a obra, mas gostei de ver a sua opinião com a leitura. Eu gosto de livros com essa temática, mas confesso que é difícil encontrar aqueles que me agradem.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? QUE CAPA MARAVILHOSA! Com certeza é o primeiro chamariz, e sua premissa me instigou bastante. Gostei dessa questão de aprender sobre o que é viver, no sentido literal da palavra, e acho que irei chorar baldes hehe Dica mais que anotada. Quem não ama um bom clichê?! Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. parabéns pela resenha, deu realmente vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  13. Olá, deu para notar que é um livro bem intenso, mais uma vez, é muito legal ver sua relação com autores brasileiros, pois, estamos muito acostumados com a cultura americana e às vezes, nos esquecemos de prestigiar o que de bom temos aqui.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Parece ser um daqueles livros que vai nos estraçalhar e nos permitir viver um limiar de emoções diferentes, então já curti bastante. Só consigo imaginar que ela tenha câncer e que esteja com os dias contados.
    Fiquei com muita vontade de ler, mas sei que vai ferrar meu emocional (por isso mesmo quero ler haha). Adorei sua opinião do mesmo, espero que seja um grande sucesso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. OI!!


    Parabéns pela parceria e amizade com a autora. Em relação ao livro gostei muito da capa, e não entendi o seu "ranço"(deve ser a vilã rs). Contudo, gostei que a autora tem uma parte cômica (já que foi hilário a ida dela ao médico) e emocionante, pois deve tratar de uma doença séria e com assuntos relacionados a esse tema.

    Obrigada pela dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Que livro lindo, adorei sua resenha, e amo clichês e esse me chamou bastante atenção.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Que capa mais linda! Fico feliz que tenha sido uma leitura tão especial para você e que, apesar de um pouco clichê, o livro traga mensagens importantes.
    Confesso que não estou muito no clima para esse tipo de leitura e, como não leio no Wattpad, não é um livro que eu leria agora. Mas quem sabe futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ola!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei muito apaixonada com o contexto e também com a capa!

    ResponderExcluir
  19. olá!
    Que interessante parece ser este livro, eu não conhecia mas deve ser uma ótima leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Imagino que sensação maravilhosa deva ser participar do processo de um livro, principalmente sabendo que vai ter uma partezinha sua na capa ahahaha sua resenha é absurdamente inspiradora e fiquei bastante curiosa sobre a obra.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Que livro diferente. Os clichês se bem feitos não me incomodam muito, romances assim geralmente me fazem ler o livro bem rápido.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  22. Gostei do Cat, pois gosto de contos e faz um tempinho que não leio nada do gênero, ainda mais com essa proposta da autora de trazer personagens profundamente humanos, quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Parece mesmo um livro bem intenso, gosto do tema Viver e de ter um caso médico rondando a mocinha, meu único problema é que ando bem preguiçosa com dramas adolescentes

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    A vida é assim, inesperada, você nunca sabe até quando e um belo dia recebe uma surpresa. Não sei se ela tem uma doença incurável, mas fico triste por tirar dela a memória. Torcendo para que o final seja feliz. Parece ser uma linda história. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos
    cila.

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Já me senti sendo amiga da Sarah haha
    Adoro enredos com personagens que vão se descobrindo ao logo do percalço das história e principalmente sendo uma adolescente ainda desabrochando para a vida e suas peças nada agradáveis.

    Quero apoiar o projeto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá, parece ser um livro intenso e interessante e eu estou bem curiosa vou procurar no wattped o livro pois estou querendo ler.

    ResponderExcluir
  27. Ah, socorro, fiquei foi com medo da Sarah morrer no final. Tive uma experiência em que sim, a autora matou a protagonista, e ainda não me recuperei. Gosto mesmo é de finais felizes, e não tenho muita certeza de que é o caso dessa obra. Tenho uma amiga que antes de começar o livro lê a última página, tô quase superando meu horror de spoilers e adotando isso... rs... Desejo que a autora tenha muito sucesso no financiamento coletivo, me pareceu uma obra bem emocionante.

    ResponderExcluir
  28. Oi, essa capa ficou linda, não conheço a autora e o livro e amei acompanhar sua resenha por aqui, tão emocionante e trazendo s elementos certos para cativar o leitor.

    ResponderExcluir
  29. Tem cara de livro emocionante e final triste rs. Gostei da resenha e da premissa, espero que a autora consiga lançar a versão física em breve e que o final não seja do jeito que imagino rs. Preciso dizer que essa capa ficou linda, sério.

    ResponderExcluir
  30. Olá Bianca, não conhecia a autora e nem o livro, mas pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana e com uma boa mensagem final *-* Vou anotar a dica para ler quando tiver chance *-*

    ResponderExcluir
  31. Meu Deus! Me diz, como não se emocionar lendo essa resenha? Esse livro tenho a certeza que é daquele estilo que nos destrói de um jeito que o torna inesquecivel e eu tenho que dizer que mesmo não o conhecendo, eu já o desejo! haha

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Capa maravilhosaaa, eu amei muitoo!! Que bom que você gostou tanto da leitura, gosto muito de clichês e a história de Sarah parece ser bem cativante. Espero que essa narrativa alcance muitos leitores e que a autora siga firme escrevendo mais enredos maravilhosos.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir