{OPINIÃO} O Rapto dos Dias, Kenny Teschiedel


Antes que eu comece a escrever sobre esse livro, saiba que talvez ele tenha gatilhos pra você da mesma forma que teve pra mim e que, é aconselhável que você não leve em consideração a sua própria vivência. Dito isso, respire fundo e vamos lá.


*ebook cedido em parceria com a editora
 "Bom dia! Você é a Rosana? Você está presa!"Catarina de onze anos e Francisco, de nove, ouviram estas frases dos policiais que adentraram sua casa e levaram sua mãe. A partir desse dia, a vida dos três tomaria rumos distintos. Rosana para o presídio. As crianças para um orfanato. Sobrara aos irmãos apenas o forte amor um pelo outro para encarar os desafios e artimanhas que a vida lhes preparara. Mas diante de preconceito, desigualdade, injustiça, violência, conseguirá o amor manter os dois afastados da tênue linha que separa do ódio?Um drama intenso e envolvente, que busca a todo momento a reflexão do leitor.

O livro logo de cara começa com o dia em que Rosana, mãe de Catarina e Chico é levada pela polícia e as crianças seguem para um orfanato, isso em meados dos anos 80. 

A partir daí, o livro alterna entre narrações do passado (anos 80) e os dias de hoje, com narrações que mais parecem entrevistas.

Eu não gosto de muito de contar a história pois posso acabar dando uns spoilers então pulemos logo para meus sentimentos.

"Minha construção partiu de um desmoronamento."

Eu não consigo descrever o que eu senti lendo esse livro. Como dito antes, você deve abandonar tudo aquilo que você julga entre certo e errado ou qualquer noção de ética que você tenha, não cometa o erro de olhar pras personagens baseado em você.  O livro é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro. De ver a situação pelo olhar e pelo pensamento da pessoa que tá narrando.

Esse livro refletiu muitas questões complicadas e difíceis de lidar. Quando Rosana é presa as crianças são mandadas para um orfanato e colocadas para a adoção, o que poderia ser ótimo, já que elas teriam uma chance de recomeçar, mas eles pulavam de casa em casa porque crianças negras “fora da idade de adoção”, tão mais  pra escravas do que pra filhos de uma família, assim é descrito no livro e, querendo ou não, acontece na vida também. Quando eles finalmente encontram uma família, tudo seria perfeito, mas né, não rolou, acho que a vida desses personagens pode ser facilmente comparada a um trem descarrilado.

É muito difícil ler e sentir a dor dos personagens, o preconceito que eles sofrem quando são adotados por sua cor da pele ser diferente da cor da mãe deles, os abusos físicos e psicológicos, a culpa e o rancor que principalmente a Catarina carrega da mãe dela. Essas duas crianças tiveram a infância roubada, tiveram sua vida sacrificada e isso é nítido a cada capítulo, principalmente os que a Catarina narra.

"Esse é o tipo de momento que você se lança num abismo, sem ter a menor ideia de que lá em baixo terá alguma proteção, mas confia que sairá vivo."

Foi penoso acompanhar essa jornada, eu simplesmente fiquei embasbacada com a grandeza do Kenny de fazer com que a gente preste atenção em coisas que a gente não vê, mesmo sabendo que acontece. É insano!

Quando eu acabei o livro e entendi o título dele, eu comecei a voltar todos os acontecimentos, tentei chegar em algum lugar que talvez fosse o início desse trem descarrilhado, quando eu achei, comecei os questionamentos de “e se…” e fiquei nessa por muito tempo. Além de ser um livro que faz com que olhemos pra coisas que acontecem sempre, é, principalmente, um enorme exercício de empatia. 

Como a história é contada por N pontos de vista, em algum momento você vai ter empatia por alguém. Por alguma coisa que a personagem passou. Não, você não precisa aceitar, na verdade você não vai aceitar, você vai odiar muita gente, mesmo largando de suas convicções e sendo moldado pelos personagens, você vai ter ódio, mas a grande experiência do livro é essa, o exercício da empatia, de se colocar na pele daquela personagem e tentar entender as razões pelas quais ele fez o que fez.

"Eu estava numa família nova, de gente branca, mas ao meu redor o mundo mostrava minha diferença, esfregava na minha cara que a minha cor não deixava uma criança como eu estar num palco, dançando, sendo vista."

É realmente uma leitura insana, uma leitura que abre feridas, que machuca, que te questiona é que te faz ver além do que aquilo que o Kenny ou os personagens te entregam, você vai ter que ler nas entrelinhas. 

Uma leitura necessária. 

Bia

20 comentários:

  1. Eu quero ler esse livro, não conhecia ahistória e me interessei. gosto de livros que se passa nessa época e com essa temática, anotei essa dica e vou procurar para ter em casa.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale muito a pena ler esse livro, ele tem muita coisa ali que faz a gente pensar!

      Excluir
  2. ai jesus, to curiosa pra ler esse livro, parece ser bem interessante e do estilo que gosto
    amei sua resenha me deixou com muita vontade
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bianca

    Eu gosto de leituras assim, que fazem pensar, que fazem a gente ter que deixar de lado ideias e conceitos que temos pra olhar tudo por um novo ângulo, isso me chamou muito a atenção. Não conhecia esse livro, achei a proposta todo e abordagem bem interessante, e o lance de intercalar atualidade com os anos 80 tb é bem legal, deixa a leitura mais dinâmica.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa mesmo, eu fiquei muito presa nessa leitura, foi realmente uma leitura sensacional!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma leitura bem forte e que nos faz refletir bastante sobre as coisas que estão logo ali e não percebemos. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi lindeza, só de ler essa resenha o meu coração ficou embargado, de verdade. Isso realmente é a realidade de muitas crianças negras e quando passamos a entender isso, nosso coração fica apertadinho, né? Não sei se é uma leitura que eu faria agora, porque com certeza iria me deixar mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu deus, é mesmo. é muito surreal que isso aconteça e as pessoas achem normal, eu fiquei completamente passada durante a leitura!
      Realmente é um livro que mexe com a gente de uma forma absurda, tem que ter estomago mesmo.

      Excluir
  6. Parece ser uma história perturbadora. Eu gosto, pois nos provoca. Mexe com o que a gente acha que sabe. Bom, vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu gosto de dramas, e este parece descrever um tipo de história que sinceramente não li muito, sobre adoção e coisas assim. O que me incomodou é ter vários pontos de vista, isto de verdade me incomoda, no geral parece ser uma boa história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei que iria ficar incomodada também, geralmente eu não me dou bem com livros com muitos pontos de vista e que alternam o tempo, mas achei que o autor foi muito feliz nisso, ele soube usar muito bem!

      Excluir
  8. NOssa, parece ser um livro que mexe demais com o leitor. Eu não conhecia, mas gostei da premissa e fiquei curiosa, mesmo sabendo que vou sofrer durante a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Que livro diferente! Gostei da premissa e da sua resenha. É sempre bom abordar assuntos mais impactantes na literatura. Eu confesso que adoro uma obra que me faz refletir, sabia? E tenho quase certeza que ia adorar esse livro. Já adicionei na lista!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que bom que gostou!
      Realmente, as vezes a gente precisa de um livro mais impactante pra fazer a gente olhar mais pra coisas que não são normais!

      Excluir
  10. compre mesmo, vale muito a pena! Foi uma leitura surpreendente!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei demais da proposta dele pelo o que contou. Sua resenha me deixou curiosa. Anotei a dica!

    ResponderExcluir