13 Reasons Why - Season 2



13 Reasons Why - Season 2 | Netflix | Nota 🦄🦄🦄🦄
.
"A história da Hannah, precisa ser contada"
.
✏️ Logo quando estreou a segunda temporada da série, eu fui correndo ver e foi algo muito chocante pra mim, uma experiência que, em algumas partes, me lembrou meu tempo de escola. E sim, a minha experiência com o ensino médio, não foi das mais agradáveis possíveis.
.
Mas vamos falar sobre a série. Em alguns pontos a série me deixou bem feliz e eu outros achei ela bem pesada. Vamos refletir sobre isso juntos.

Logo de cara a série começa com um aviso dos personagens dizendo pra que se você estiver passando por um momento difícil, assistir isso com alguém de confiança e que possa te ajudar nos momentos de recaída. Achei isso maravilhoso. E criaram também um site pra qualquer pessoa acessar caso esteja passando por esses momentos difíceis.

A segunda temporanda acontece por volta de 6 meses após o suicidio da Hannah e o julgamento está acontecendo. A mãe da Hannah quer processar a escola pela falta de iniciativa/ajuda para com a Hannah, quando a mesma passava por momentos complicados e a escola quer colocar a culpa em outras pessoas. 

Mas diante de vários "e se.." ao longo da temporada, da pra perceber que a culpa não é só da escola, muita gente ali tem culpa.

Cada episódio é narrado por um personagem, contando a sua versão da história no julgamento da Hannah e eu acabei descobrindo muita coisa que na primeira temporada não foi contado, o outro lado da fita é bem mais complexo do que eu pensava.

Nessa temporada, as fitas não existem mais. Elas vão aparecer em alguma hora, mas o foco são as Polaroids que começam a surgir, com dizeres do tipo "A Hannah não foi a única" e coisas assim. Essas fotos só serviram pra reforçar ainda mais o caráter/ranço do Bryce, o estuprador pra Hannah. 

Muitos momentos também ocorrem situações de Bullying, de ameaça, de chantagem e o silêncio continua, ninguém fala sobre nada, cada um guarda a sua dor pra si e fica por isso mesmo.

Mas a parte que me deixou bem feliz, como eu falei, mostra que toda história tem sempre dois lados e conhecer esses dois lados pode até fazer com que a sua opinião sobre a série mude. 

Particularmente, gostei muito da série, eu precisava ver o desfecho desses personagens, saber o que aconteceria com eles, se eles seguiriam em frente, se alguém seria responsabilizado por tudo o que ocorreu... Eu realmente gostei, acho que esses temas pesados precisam sim ser conversados, precisam ter uma pauta, porque isso não é mimimi, não é frescura, e não é um "ah, é só uma fase! Vai passar" que vai fazer o negócio todo funcionar.

Uma coisa que eu falo, ninguém quer vingança, nós só queremos ser ouvidos, queremos conversar, queremos que alguém esteja do nosso lado. Isso é muito importante.

12 comentários:

  1. Gosto muito dessa estrutura narrativa de um personagem por episódio, também usado atualmente em Cara Gente Branca - e eternizado em Lost. E a temática é importantíssima, ainda mais nesse formato mais jovem. Nessa linha recomendo sempre a leitura de Redoma de Vidro, da Sylvia Plath. E A cor púrpura, que embora não tenha um suicídio na história, fala muito de saúde mental.

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião essa segunda temporada está muito aquém da primeira. O assunto é importantíssimo, mas em termos narrativos tenho achado essa temporada cansativa. Estou vendo mas sem o mesmo afinco com que assisti à primeira. Ainda estou no início, talvez minha opinião mude mais à frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha mudou muito. as opiniões divergem bastante, muitas pessoas estão criticando a série dizendo que ela é uma "receita de bolo pro suicidio". Eu assisti junto com meu marido e ele me ajudou a interpretar melhor a serie e as cenas fortes. Muitas delas ficaram na minha cabeça mesmo depois de ter acabado a temporada e eu duvido que irei esquece-las facilmente. Mas penso que isso é um assunto que precisa ser posto em pauta, não importa a maneira.

      Excluir
  3. Eu parei esse semana para assistir, e olha eu prefiro a primeira. Eu sou comunicadora e estudo bastante sobre webséries também, porém achei o roteiro da segunda meio perdido, e parece que eles estão perdidos com os personagens. Achei também cansativa, parei no terceiro e ainda não sabia se iria continuar. Mas você disse que tem o outro lado da fita... bem, isso me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Mdsss esta serie vivencia aos dias de hoje ..
    Literalmente,, e muitos não encherga .. e não sabe o que tem por tras das coisas ...
    E uma coisa pra se pensar !! To terminando a 2 temporada !

    ResponderExcluir
  5. Eu como não tenho tanto tempo, mas gostaria, de assisir séries.Ao conferir a postagem achei interessante a primeira e pretento apreciar na integra.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu estou tentando organizar meu tempo para assistir. Eu acho que o fato do próprio autor do livro ter sido processado por estupro, deve ter influenciado e acabado pesando na hora de redigir o roteiro. Espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Quando lançaram a primeira temporada, me senti tentada a ver porque recentemente tinha visto um filme de terror chamado "Unfriended" que tinha uma temática parecida (garota que é vítima de bullying, comete suicídio e, de alguma forma depois da sua morte, os envolvidos sofrem as consequências), porém recebi tantos alertas de gatilhos negativos que acabei desistindo. Vale mesmo a pena assistir? Tô pensando em dar uma segunda chance.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca!!
    Eu só li até onde você fala que a série começa 6 meses após a morte da Hannah, pois eu ainda estou assistindo e não queria pegar spoilers rsrs
    Enfim, eu gostei bastante da primeira temporada, mas essa um ainda não consegui definir o sentimento.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. "ah, é só uma fase! Vai passar" essa é a pior frase que se pode ouvir na vida, eu ouvi muito isso na minha adolescência e isso só piorava as coisas, eu queria o ombro amigo, saber que ia passar no momento de dor não suaviza nada. Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não sei se quero assistir, tive alguns problemas com a primeira temporada e não conseguiria assistir a segunda, mesmo achando boa a ideia deles.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir