Desvendando autores - Shara Gomes

É com imenso prazer e animação que venho falar da novidade do blog, o quadro: Desvendando Autores! 

Os autores respondem sempre as mesmas perguntas, mas as possibilidades são infinitas! Os posts acontecerão por semana, vai ser bem legal e teremos vários autores maravilhosos da plataforma do Wattpad! 

Vamos ao que interessa então? Suara Gomes, autora de Um encontro em Portugal, é nossa primeira entrevistada!!

Shara Gomes


1 - Quando você descobriu que queria escrever?

Aos 12 anos, me interessei por poemas, mas aos 15 notei que a maioria dos meus poemas eram mais como "cordéis", contavam uma pequena história rimada, aos 16 escrevi minha primeira história e nunca mais parei.

2 - Qual foi a principal motivação pra escrever? 

Eu sempre gostei de ler, mas ver que as pessoas elogiavam com animação meus textos fez com que eu buscasse melhorar cada vez mais, então posso afirmar que meus primeiros leitores, foram minha motivação.

3 - Quem mais te apoiou ao longo do processo?

Eu tive muitas pessoas que me apoiaram, mas apenas uma está comigo desde o começo, meu melhor amigo, Thomas Canuto de Souza.

4- Como é a vida de um escritor? (Sempre quis saber isso)

Eu não sou uma escritora famosa, mas basicamente tudo me dá ideias pra construir uma história, desde a letra de uma música até algum comercial. Tenho muitos rascunhos que sempre são abandonados quando tenho uma ideia nova. Além de escritora, sou leitora, e isso me ajuda muito na hora de elaborar um personagem, escrevo porque gosto, sou apaixonada, talvez um dia, faça disso minha vida, minha profissão.


5 - Como funciona a organização de um projeto tão grande quanto o livro

Acredito que há dois tipos de escritores, aquele que organiza toda a história antes de escrevê-la e aquele que a constrói aos poucos, mas os dois tipos sempre fazem pesquisas, pesquisam nomes para seus personagens, pesquisam sobre lendas, marcas de roupas, carros, cidades onde se passaram as histórias, enfim, um livro, sempre é a porta do conhecimento para o escritório, porque de certa forma, ele estuda muito, antes e durante o trabalho.

6 - Quais as maiores dificuldades, na sua opinião, de ser escritor hoje em dia? 

A falta de público, são poucas as pessoas que realmente param pra ler, independente se o livro é físico ou virtual. O engraçado é que 90% da população humana, passa horas nas redes sociais, lendo milhares de coisas, que não servirão pra nada, mas sempre estão sem tempo pra ler uma história de romance ou até mesmo uma pequena charge num jornal.

7 - Você já teve bloqueio pra escrever? Se sim, como você resolveu isso? Isso é normal?

Bloqueio literário é o maior inimigo de um escritório, tenho um livro que está em pausa há meses, por causa disso. Mas quando o bloqueio é pequeno, eu pesquiso sobre o tema, escuto uma música, tomo água gelada, pratico algum exercício, enfim, tento não me estressar, isso só piora a situação.
Bloqueio literário é super normal, basta saber lidar com ele a seu modo.

8 - De onde surgiu a inspiração pra escrever o seu primeiro livro?

Meu primeiro livro eu escrevi com 16 anos, contava a vida de uma menina que passou por muitos problemas e pra se livrar disso tudo se casou com um estrangeiro. Literalmente, sonhei essa história.

9 - E os personagens? São totalmente fictícios ou tem algo de real?

Todos os meus personagens são baseados em pessoas reais, e na maioria deles deixo um pouco de mim, uns gostam de sorvete, outros de cavalo, uns são escritores, e por aí vai.
 Mas meu último livro, Um encontro em Portugal, tem apenas personagens reais.

10 - Qual é seu autor favorito? Acha que escreve de forma parecida com a dele (a)?

Tenho muito autores dos quais gosto muito, mas se fosse pra escolher, escolheria Ligia Telles Fagundes, Megan Maxwell e Oliver Porsche

11 - Se a sua carreira de escritor começasse agora, mudaria alguma coisa? Porquê?

Sim, nunca apagaria um rascunho.

12 - Dos seus livros, qual o seu favorito? (Polêmica aqui)

Gosto de todos, mas meu último é o meu bebê, Um encontro em Portugal é apaixonante, talvez por ser um pequeno romance hot, com personagens reais, dos quais faço parte.

13 - Geralmente, quanto tempo você passa escrevendo? Prefere lugares calmos e sem barulho ou uma música e um lugar cheio de gente? 

Depende do tamanho da minha inspiração diária, horas, minutos ou nada. Gosto de me trancar no quarto, pôr fones de ouvidos, numa altura suportável e vagar em minha mente a procura de loucuras deliciosas pra escrever.

14 - Você já cruzou com alguém que tenha lido teu livro? Se sim, como foi? E qual foi a sensação?

Infelizmente não, ninguém que eu não conhecesse, mas creio que algum dia vou ter esse prazer.

15 - E por último, mas não menos importante, deixe um recado pra quem quer começar a escrever e talvez não saiba como, ou tenha vergonha… O que você diria?

Bem, assim como os rabiscos de um pintor, podem valer muito algum dia, seus rascunhos também valerão, principalmente manuscritos, não os jogue fora.
Não tenha vergonha de escrever, seus livros são como diários, só que públicos, uns vão gostar, outros nem tanto, mas o que importa é do que você gosta, o que vir é lucro.

Meu user no Wattpad, é @DayanneGomes8

Vou deixar o link de 3 das minhas obras.

Link de Blood Angel - A Lyckol



Link de Lirah e o Príncipe Lobo



Link de Um encontro em Portugal


Te espero no Wattpad

Obrigada por hoje, brilhinhos!
Beijos de cor e até a próxima!!

Um comentário:

  1. Que entrevista maravilhosa, amei as perguntas e me inspirei demais com as respostas!
    Muito obrigada por esse conteúdo nota 1000

    ResponderExcluir