Resenha - Deolinda e outros fantasmas amazônicos



Deolinda e outros fantasmas amazônicos | Jorge Machachado | All print | 122 páginas | Nota 4,5/5 🌟
.
📝 Vamos falar sobre lendas hoje,  brilhinhos?!
.
📝 Esse livro é composto de várias lendas meio complicadas de se rotular, mas extremamente legais. Todas acontecem no Norte do país, a maioria acontece em Abaeté no Tocantins, e são no mínimo, duvidosas. Sei lá, eu lia e tinha a nítida impressão de ser alguém mais velho me contando e falando pra ter cuidado sabe?? 
.
📝 Dentre as lendas contadas, algumas mexeram demais comigo. A exemplo da história da Deolinda, que conta a história de um professor depressivo que foi dar aulas em uma cidadela no interior do Tocantins, pois a sua mulher colocou fogo na casa e sua filha estava lá dentro. Ele vai morar numa pensão e decide ir dar uma volta e conhece uma menina bem mais nova que ele. No vai e vem das coisas, ele se apaixona pela menina e pede ela em casamento; ela diz que precisa falar com os pais sobre o assunto e voltará amanhã. No dia seguinte a menina demora muito a chegar, então ele vai na direção de onde ele acha que pode ser a casa dela. Chegando lá ele vê a casa abandonada e o professor descobre que o amor da vida dele morreu fazem mais de 400 anos, pois o tumulo dela e dos pais estavam no quintal da casa.
.
📝 interessante né? Quando eu terminei de ler o livro, logo fui falar com minha melhor amiga, a Chelsea, uma angolana maravilhosa. E ela também me falou de cada lenda louca que tem no país dela que eu fiquei até assustada! Mas e aí onde você mora? Tem algo mal assombrado ou alguma crença meio estranha? Conta pra mim nos comentários, espero que tenham gostado!

8 comentários:

  1. Eu adoro conhecer essas histórias sobrenaturais que circulam em vários cantos do nosso país. Essa é meio assustadora, ele então conversava com o espírito da moça? Por aqui não conheço nenhuma lenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM!!!! mas o que ele via era uma mulher normal, ela não aparentava estar morta! nesse livro tem muitas outras histórias legais. Vale a pena ser lido!

      Excluir
  2. Espetacular a temática. O Brasil é riquíssimo dessas lendas. E em especial a estória da Deolinda quase me fez pensar que o cara havia se apaixonado pela filha morta. Agressivo, chocante, mas original. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se ele se apaixonasse pela filha morta??? meu deus eu surtaria!!! kk

      Excluir
  3. Gostei bastante do tema explorado. Realmente um livro a se indicar e se ler. Obrigada por dividir conosco.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para lê-lo, pois parece ser muito bom e do gênero que gosto. Adoro essas lendas, então conhecê-las mais a fundo ou descobrir novas deve ser muito maravilhoso. A história da Deolinda me deixou bem curiosa, fiquei querendo saber mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse livro, tem varias outras lendas legais! e quando eu acabei de ler, fui logo contar pra minha melhor amiga angolana, e as lendas da angola, são bem piores e mais interessantes! Essa coisa da cultura popular de cada região é tudo de bom na vida!

      Excluir
  5. Olá
    Que legal, gosto demais de conhecer lendas, e nosso país é tão grande e tem tantas lendas. Fica anotada

    ResponderExcluir